Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Eis o tempo de conversão

Já sabemos que o Tempo de Quaresma é tempo de penitência, e tempo favorável para a conversão!

Se quiseres ser perfeito... O caminho é desfazer-se das coisas que nos possuem, partilhar tudo e solidariamente com os pobres, colocar-se livre e generosamente no caminho aberto por Jesus Cristo. Mudar de coração, e não de fantasia! Eis o caminho que se abre à nossa frente com a Quarta-Feira de Cinzas. Ela não marca o fim da festa, mas o exigente começo da preparação da festa verdadeira: a Páscoa-Passagem da morte para a vida, do eu para o nós, da escravidão para a liberdade, da indiferença para a solidariedade. 
Já sabemos que o Tempo de Quaresma é tempo de penitência, e tempo favorável para a conversão! Tempo de pedir perdão a Deus que sempre atende nossa oração e nos livrará do pecado e da tentação. É consolador experimentar o poder de Deus na libertação do pecado, caímos constantemente e somos chamados todos os anos a recomeçar: “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.
Os ‘mistérios gozosos’, meditados no período do Natal, sucedem os ‘mistérios dolorosos’. É importante percorrermos esse caminho com Maria Santíssima – ela nos ajuda a fazer o que o Seu Filho nos ensina. Jesus vai ao deserto enfrentar satanás, ensina-nos como vencer o pecado mediante a oração, o jejum e a meditação da Palavra de Deus. 
Deus decidiu salvar-nos mediante o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus. A ressurreição de Jesus é a certeza definitiva de nossa salvação. O caminho da graça passa pelo ensinamento e prática de Jesus: caminho de penitência e de meditação da Palavra de Deus. Não há outro caminho para a vitória contra o mal! A liturgia não nos faz meditar fatos antigos. Coloca-nos diante da dura realidade humana atual: o pecado e a graça divina estão presentes no íntimo de nós mesmos! Temos a responsabilidade da escolha seguindo os passos de Jesus! 
A Quaresma é tempo de escolhas. Escolhamos, pois, a vida! Sempre lembrando: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus!”.