Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

É tempo de graça!

Estamos em tempo privilegiado. A visita do Santo Padre e suas palavras sábias ainda fervem no nosso coração, nos chamando a perfeição da caridade, a vivência radical de nosso batismo, a união perfeita com o Absoluto...

Estamos em tempo privilegiado. A visita do Santo Padre e suas palavras sábias ainda fervem no nosso coração, nos chamando a perfeição da caridade, a vivência radical de nosso batismo, a união perfeita com o Absoluto... Entre tantos benefícios que a visita do Santo Padre nos ofereceu intuímos que este encontro favoreceu a comunhão de vida dos jovens lá presentes e de todos quantos nos unimos a eles nestes dias de graça e de bênção.
É importante e saboroso nos conhecer mais e aprender junto o que é ser Cristão. É desejo de toda comunidade verdadeiramente cristã viver a fraternidade em sentido amplo e reflexivo; conhecendo as diferentes realidades culturais, sociais, raciais... E experimentando em concretude a comunhão de vida, abrindo as portas do coração uns para os outros, partilhando, discutindo e crescendo, sem esperar pelo melhor, mas agindo e trabalhando a cada instante, conscientes de que toda mudança exige tempo, caminhada...
Caminhar junto exige paciência: e isso alimenta nosso desejo de progredir com humildade e tranquilidade, como nos convidou o papa Francisco. Este tempo que passamos juntos, no Rio de Janeiro ou na frente da TV, ouvindo as palavras de sabedoria que nos chama a realidade concreta, nos permitiu colocar o que somos e o que geramos como razão de vida. Isto é, partilhar a fé que nos alimenta.
E neste caminho que somos chamadas a progredir como cristãos autênticos, isto é, carregando a Cruz de cada dia com elegância e esperança, unidos a Jesus Cristo – caminho, verdade e vida – aderindo a Igreja com seus valores: obediência, tolerância, respeito, amor, paciência, castidade, benevolência, gratidão, humildade, generosidade, alegria, presteza, espiritualidade, fraternidade... Por toda vida.
Muitas vezes percebemos que estes valores quase não causam vibração. A pós-modernidade de egocêntricos contabiliza só o indivíduo e a possibilidade de satisfazer suas necessidades, seus desejos. Nos falta algo, estamos em situação de crise... Não podemos reagir lavando as mãos, precisamos encontrar o sentido de nossa fé. Jesus nos amou e se entregou por nós. Nele somos capazes de acolher, de escutar, de rezar e de nos preparar mais e melhor para testemunharmos para tantos que a alegria está no coração de quem caminha com Jesus.
Hoje damos início à novena de Santa Clara, a quem Jesus chamou para o “apostolado da oração” o que a levou, tantas vezes, sair de si mesma, da acomodada casa dos interesses próprios, dos cuidados excessivos, dos medos, para ir ao encontro dos irmãos que precisavam de sua oração, de sua doação! E não só como consagrada pelos votos religiosos, mas a partir de sua consagração pelo Santo Batismo que nos une a Cristo na cruz, e nos permite a elevar nossos braços pedindo da mais abundante graça divina para construirmos a Cidade de Deus: Reino de Justiça, amizade, amor e paz.
Convidamos a todos para participarem conosco da novena que se inicia hoje, dia 2 de agosto, e segue até dia 10, na Capela do Mosteiro. Dia 11 haverá a Festa de Santa Clara e a celebração do jubileu de prata da irmã Clara Francisca. A missa será na Igreja São José, no bairro São José. Sintam-se todos convidados.