Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

É no espelho que se esconde o segredo...

“Olhe dentro desse espelho todos os dias.” (Santa Clara) Domingo passado, dia 16, quem esteve aqui na Capela do nosso Mosteiro teve a grande graça de presenciar a emissão dos primeiros votos da irmã Lioba Maria do Sagrado Coração de Jesus.

Olhe dentro desse espelho todos os dias.” (Santa Clara)
Domingo passado, dia 16, quem esteve aqui na Capela do nosso Mosteiro teve a grande graça de presenciar a emissão dos primeiros votos da irmã Lioba Maria do Sagrado Coração de Jesus. Foi um momento lindo e marcante, não só para nós, Clarissas Capuchinhas, mas para todo o povo e para a Igreja.
A jovem professa tinha o coração e o rosto alegre, sereno, seguro. O que certamente desafia a lógica e o bom senso de muitos. Parece uma contradição: “ser livre”, no interior de uma Clausura, ou seja, “enclausurada”! O que gera muitos questionamentos, admiração e curiosidade. Mas a verdade é que a vida de uma Clarissa Capuchinha Contemplativa é totalmente enraizada no amor, na liberdade de amar e ser amada, de poder ser sempre ela mesma. E isso se dá por meio da oração, doação a toda a humanidade e vivência da caridade fraterna, a exemplo de nossos seráficos pais Francisco, Clara e da nossa exímia fundadora Maria Lourença Longo.
Qual o segredo?
Hoje revelo em primeira mão o nosso verdadeiro “segredo”!
Muita gente nos pergunta e “se” pergunta:
- Qual o segredo da alegria das Irmãs?
- O que fazem estas jovens trancadas no mosteiro?
E eu pergunto:
- Seria pouco doar a própria vida ao Criador de todas as coisas?
Isso me parece ainda pouco diante de tudo aquilo que recebemos diariamente da Misericórdia do Senhor. Santa Clara dá a dica em uma de suas famosas Cartas: “Olhe dentro desse espelho todos os dias”. Eis a resposta: “As Irmãs amam espelhar-se todos os dias! Mas não em um espelho comum, comprado em lojas, mas sim em um Espelho Vivo chamado Jesus Cristo. Este Espelho que Clara nos apresenta nos faz viver plenamente como consagradas e pessoas verdadeiramente livres, doadas e alegres. E você, já experimentou espelhar-se no Rosto Amoroso de Cristo?
Agradecemos de forma especial a presença dos Freis Capuchinhos, nossos caros irmãos. Aos padrinhos e madrinhas e a todos os amigos e benfeitores que se fazem sempre presentes, partilhando e ajudando a construir a nossa história.
Um grande obrigado a todos e todas! E felicidades a nossa amada irmã Lioba Maria.