Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Dia 27 celebramos o ‘Espírito de Assis’

Esta semana estamos celebrando o ‘Espírito de Assis’, uma ação do serviço Inter-Franciscano de Justiça, paz e ecologia que nos convida a realização de uma ação a favor da paz.

Esta semana estamos celebrando o ‘Espírito de Assis’, uma ação do serviço Inter-Franciscano de Justiça, paz e ecologia que nos convida a realização de uma ação a favor da paz.
Em 1986 aconteceu em Assis (Itália) um encontro com 130 lideranças das principais religiões do mundo para rezar pela paz e proclamar que a religião nunca deve se tornar motivo de conflito, ódio e violência. Desde esse dia, a cidade de Assis tornou-se para todo o mundo e para todas as religiões um apelo à verdadeira paz. Nesta ocasião expressou-se o Papa João Paulo II: “Continuemos a difundir a mensagem da paz. Continuemos a viver o espírito de Assis”.
Neste mês vamos comemorar o 25º aniversário do primeiro encontro do Espírito de Assis. Essa comemoração será realizada nos locais originais, na cidade de Assis. Uma mensagem de paz é tão necessária hoje quanto era há 25 anos, com um compromisso concreto de construção da paz em nosso mundo.
Às religiões não é pedido apenas o diálogo, mas sim que esse diálogo possa alcançar a todas as pessoas, sejam elas crentes ou não. Mais ainda, estamos sendo desafiados a ir para além da humanidade, porque a violência está chegando também à criação de Deus.
Assim, a partir desta semana da paz podemos prestar mais atenção a bens, que por direito são públicos, mas que começam a se tornar mercadorias: nossas florestas, água, ar, territórios indígenas, produção de sementes, terras para produzir alimentos. Esses bens estão deixando de serem administrados pelo governo e são privatizados e comercializados!
Enfrentamos um processo de ‘mercantilização da vida’, escondido sob o marketing de ‘economia verde’. Comercializa-se refrigerante com o nome de água com o intuito de nos convencer que estamos bebendo o néctar precioso da natureza tão bem cantado por São Francisco: “Louvado seja pela preciosa / Bondosa água, irmã útil e bela / Que brota humilde / É casta e se oferece / A todo o que apetece o gosto dela”.
Nossas fontes de água naturais estão sendo compradas por multinacionais, vemos nas garrafas de água mineral de forma muito discreta já a marca registrada... Há uma consciência crescente em todas as tradições religiosas que o respeito e as relações pacíficas devem ser cultivados entre todas as pessoas e, da mesma forma, entre as pessoas e todas as criaturas. Foi somente por meio de sua forte relação com o Pai que São Francisco foi capaz de ver todas as pessoas e todas as criaturas como irmãos e irmãs. O mesmo espírito da expressão ‘Espírito de Assis’ nos ajudará a envolver-nos ativamente na promoção da paz.
Seremos fortalecidos se nos unirmos no ‘Espírito de Assis’ e rezarmos, como nossas respectivas tradições religiosas nos ensinam, para que nos comprometamos com ações concretas que nos permitam enfrentar, juntos, as ameaças à paz e ao meio ambiente em nosso mundo de hoje. (Leia mais em www.reflexoesfranciscanas.com.br/2011/10/o-que-e-o-espirito-de-assis.html)