Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Deus o ressuscitou

Com a ajuda de Deus, desejamos aprofundar um pouco nesta ocasião sobre o significado desse dia tão jubilosamente cantado

Irmã Maria Priscilla - maprisclcap@gmail.com
“Vós o rejeitastes... Vós o matastes, mas Deus o ressuscitou e disso nós somos testemunhas.” Liturgia do terceiro domingo da Páscoa, por frei Carlos Zagonel.
“Queridos irmãos: antes de tudo vos desejo um santo dia da Páscoa do Senhor Jesus. Durante o Tempo Pascal, a nossa mãe Igreja nos convida a cantar incessantemente o versículo 24 do Salmo 117, que diz: “Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria!”. Não deixa de ser interessante que todo o mistério pascal se possa condensar nesse versículo, quando na oração da festa nos dirigimos ao Pai confessando-lhe “que neste dia, pelo vosso Filho unigênito, vencedor da morte, nos abristes as portas da eternidade”. Com a ajuda de Deus, desejamos aprofundar um pouco nesta ocasião sobre o significado desse dia tão jubilosamente cantado. Nós todos estamos acostumados a viver os dias passageiros como água que escapa a nossas mãos, mas este dia de Jesus vem a nos introduzir no dia de Deus, onde aurora e ocaso não são conhecidos.”
***
A Ressurreição de Jesus é um artigo de fé, ou seja, precisamos da luz do Espírito Santo para crer nela e para testemunhá-la. Jesus precisou iluminar a inteligência dos discípulos para entenderem as escrituras e dar testemunho de sua Ressurreição. Falar da Ressurreição corporal de Jesus para o povo de cultura grega significava ser um ignorante, bobo. Mas os apóstolos falam de Jesus ressuscitado com toda a clareza e coragem: “Nós somos testemunhas de tudo isso!”.
A fé é um dom do Espírito Santo, e os apóstolos sentem-se iluminados e fortalecidos com sua presença e em cumprir a missão recebida: “Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu aqueles que lhe obedecem” (At 5,32).
Existe um testemunho oficial, próprio da hierarquia (bispos e sacerdotes), mas existe, também, um testemunho que o Espírito Santo suscita no coração dos leigos batizados. Diz o Concílio: “Cada leigo deve ser diante do mundo uma testemunha da Ressurreição e da vida de Jesus”. A Sagrada Escritura fala do sofrimento e da Ressurreição do Messias, mas, para entender essa promessa, precisamos da luz do Espírito Santo. Jesus precisa abrir e iluminar para entender a Palavra de Deus. Aliás, Jesus havia prometido o Espírito Santo para recordar e entender seus ensinamentos (Jo 14,26; 16,13-14). “Vós sereis testemunhas de tudo isso.”