Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Deus chama todos a sermos santos e imaculados no amor!

Na caminhada que nos prepara para o Natal, fazemos uma parada para celebrar Maria. Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, recordamos sua imaculada concepção

Na caminhada que nos prepara para o Natal, fazemos uma parada para celebrar Maria. Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, recordamos sua imaculada concepção. Com a ajuda de uma bela canção, proclamamos: “Imaculada, Maria de Deus: coração pobre acolhendo Jesus! Imaculada, Maria do povo: mãe dos aflitos que estão junto à cruz!”. Maria é imaculada porque tem um coração que é ‘sim’ para a vida, um coração que é ‘sim’ para o irmão, um coração que é ‘sim’ para Deus... Como mulher, mãe, esposa e discípula, ela viveu plenamente o chamado de Deus a sermos santos e imaculados no amor.
Diante das palavras que a proclamam ‘cheia de graça’ e afirmam que Deus está com ela, Maria se pergunta: o que isso quer dizer? Porque dotada de uma sabedoria reflexiva que é capaz de pensar por si só e de aceitar como resposta a verdade e o poder absoluto de Deus. Sabemos que esse não é um privilégio exclusivo de Maria, de fato, ela é ‘fora de série’. Preparada desde sempre para ser a Mãe do Salvador, mas as “maravilhas” que Deus fez em sua vida, Ele pode fazer também nas nossas, se estivermos dispostos e abertos, como Maria sempre virgem, a fazer sempre Sua santa vontade. São Francisco nos diz que somos Mãe de Jesus Cristo sempre que o geramos no amor e que lhe damos à luz para a humanidade no nosso dia a dia, revelando-O ao nosso próximo.
Logo, podemos dizer que aquilo que afirmamos de Maria, de algum modo é extensivo a todos nós, os homens e mulheres de boa vontade. No exultante hino que São Paulo recolhe na carta aos Efésios, proclamamos claramente que, em Cristo, Deus nos escolheu “para que sejamos santos e imaculados no amor”. Todos somos vocacionados a uma vida imaculada, e é o amor – esse esquecimento de si em benefício do outro – a força capaz de tirar a ‘mancha’ que ameaça a verdade e a bondade das nossas relações, concepções e projetos. 
Que a Imaculada nos ajude a fazemos sempre a vontade de Deus com firmeza e boa vontade anunciando Aquele que vem em nome do Senhor. Amém.
Um Santo Natal e um novo ano cheio de bençãos!