Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Deixemos que ela entre!

Este mês de maio é rico de “Maria”! No dia 11 festejamos o Dia das Mães, parabéns a todas essas mulheres amorosas, sensíveis, fortes e guerreiras

Este mês de maio é rico de “Maria”! No dia 11 festejamos o Dia das Mães, parabéns a todas essas mulheres amorosas, sensíveis, fortes e guerreiras. No dia 13 foi Nossa Senhora de Fátima; dia 26 será a Mãe de Caravaggio; e dia 31 a visitação... Então este é o mês de Maria e de todas as mães.

Papa Francisco nos diz que Maria viveu a fé “na simplicidade das mil ocupações e preocupações cotidianas de toda mãe, como fornecer o alimento, a vestimenta, cuidar da casa… Justamente esta existência normal de Maria foi terreno onde se desenvolveu uma relação singular e um diálogo profundo entre ela e Deus, entre ela e o seu Filho. O ‘sim’ de Maria, já perfeito desde o início, cresceu até o momento da cruz. Ali a sua maternidade se espalhou abraçando cada um de nós, a nossa vida, para nos guiar ao seu Filho. Maria viveu sempre imersa no mistério de Deus feito homem, como sua primeira e perfeita discípula, meditando cada coisa no seu coração à luz do Espírito Santo para compreender e colocar em prática toda a vontade de Deus”.

E ainda coloca Maria como modelo de caridade: “Pensemos em sua disponibilidade para com a prima Isabel. Visitando-a, a Virgem Maria não lhe levou somente uma ajuda material, também isto, mas levou Jesus, que já vivia em seu ventre. Levar Jesus àquela casa queria dizer levar a alegria, a alegria plena. Isabel e Zacarias estavam felizes pela gravidez que parecia impossível em sua idade, mas é a jovem Maria que leva a eles a alegria plena, aquela que vem de Jesus e do Espírito Santo e se exprime na caridade gratuita, no partilhar, no ajudar, no compreender”.

Então deixemos que a Rainha de todos os lares nos visite, entre em nossa vida. Preparemos para ela tudo de bom que tivermos em nossa casa material e principalmente em nossa casa espiritual. Ali ela nos ensinará a amar, estar atentos e atentas, sendo sempre disponíveis.