Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Conversão... Dentro ou fora?

Irmã Maria Emmanuelle

É bem verdade, que se fala muito neste tempo de Quaresma em "conversão". Intelectualmente sabemos e conhecemos a definição desta palavra que significa: ato ou efeito de converter, transformação de uma coisa, de um estado, de uma forma etc, e por aí vai... Porém necessitamos que a chamada conversão faça parte de nossa vida todos os dias do ano, em nossas palavras, ações, pensamentos, sentimentos, e principalmente em nossas orações, por que se não houver um processo gradual e verdadeiro de transformar ou transformar-se, ficamos insensíveis, cegos, estagnados na estrada da vida.
O problema é que quando se fala desse assunto, muitas (e não são poucas) pessoas pensam em coisas distantes. Porém, sempre algo "fora me mim"! O fato é que todos nós estamos sujeitos a tudo! Se não partir do "meu particular", nunca atingiremos "um todo", um bem comum.
A conversão da consciência individual, é a mais difícil!
A escola
São Paulo no cap.11 de sua II Carta, aos Coríntios nos diz: "Tabalhai no vosso aperfeiçoamento". Isto significa encarnar o processo de conversão, dar-se conta de que sozinho ninguém chega a lugar algum... "Deixar a prática do mal" (Is. 1,10) o olhar arrogante, as atitudes que matam os outros e aprender a fazer o bem.
Realmente precisamos a cada dia (como fazem as crianças quando vão a escola), participarmos da escola do Amor, entrar na sala de aula do Perdão, sentar-se na cadeira da Esperança, escrever com a caneta da Confiança, no caderno da Fé, para que pouco a pouco se forme o Livro da nossa Vida.
Não esquecendo de ler nas entre-linhas os milagres diários com que Deus nosso Senhor nos acumula e presenteia. Os milagres existem!!!
Sejamos pois sinceros, abertos, seguros. Não deixemos nossa vida "vazia de irmãos" , eles são como anjos, através deles passa a luz Divina para nos ajudar e clarear quando temos dúvidas e questionamentos diariamente.
Um grande abraço a todos, a todas!!! E que a nossa Conversão seja verdadeira e consistente!!! Comecemos hoje!