Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Ascensão do Senhor

Com a ascensão do Senhor entramos com Ele no mundo de Deus, na esperança de um dia estarmos de corpo e alma no seio da Trindade Santa, na comunhão de amor...

Encontrei o céu na terra, pois o céu é Deus e Deus está em mim.” Santa Elisabeth da Trindade.
Com a ascensão do Senhor entramos com Ele no mundo de Deus, na esperança de um dia estarmos de corpo e alma no seio da Trindade Santa, na comunhão de amor... Nesta conversa quero partilhar com você um texto do frei Raniero Cantalamessa, que tão bem nos fala sobre a solenidade deste final de semana. Meditemos.
“A solenidade da Ascensão de Jesus ao céu é uma ocasião para que esclareçamos de uma vez por todas as ideias sobre o que entendemos por céu. Em quase todos os povos, o céu identifica-se com a morada da divindade. Também a Bíblia utiliza esta linguagem espacial. ‘Glória a Deus no alto do céu e paz na terra aos homens’. Com a chegada da era científica, este significado religioso da palavra céu entrou em crise. Para o homem moderno, o céu é o espaço no qual se move nosso planeta e todo o sistema solar, e nada mais. Conhecemos a fala atribuída a um astronauta soviético, de volta de sua viagem pelos cosmos: ‘Percorri muito o espaço e não encontrei Deus por nenhuma parte!’.
Desse modo, é importante esclarecer o que entendemos nós, os cristãos, quando dizemos ‘Pai nosso que estás nos céus’, ou quando dizemos de alguém que ‘foi ao céu’. A Bíblia adapta-se, nestes casos, ao modo de falar popular; mas ela bem sabe e ensina que Deus ‘está no céu, na terra e em todo lugar’, que é Ele quem ‘criou os céus’, e se os criou não pode estar ‘fechado’ neles. Que Deus esteja ‘nos céus’ significa que ‘vive em uma luz inacessível’; que dista de nós ‘quanto o céu eleva-se sobre a terra’. Em outras palavras, que é infinitamente diferente de nós. O céu, em sentido religioso, é mais um estado que um lugar. Deus está fora do espaço e do tempo e assim é seu paraíso.
À luz do que dissemos, o que significa proclamar que Jesus ‘subiu ao céu’? Encontramos a resposta no Credo: ‘Subiu ao céu e está sentado à direita do Pai’. Que Cristo tenha subido ao céu significa que ‘está sentado à direita do Pai’, isto é, que, também como homem, entrou no mundo de Deus; que foi constituído, como diz São Paulo na segunda leitura, Senhor e cabeça de todas as coisas. Jesus subiu ao céu, mas sem deixar a terra. Só saiu de nosso campo visual. Ele mesmo nos assegura: ‘Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo’.
Há quem se pergunta: mas o que faremos ‘no céu’ com Cristo toda a eternidade? Não nos aborreceremos? Respondo: aborrece talvez estar bem e com ótima saúde? Perguntai aos enamorados se há aborrecimento ao estarem juntos. Quando acontece que se vive um momento de intensa e pura alegria, não nasce em nós o desejo de que dure para sempre, de que não acabe jamais? Com Deus nossa mente encontrará a verdade e a beleza que nunca acabará de contemplar, e nosso coração o bem do qual jamais se cansará de desfrutar”. Fiquemos com isso! Paz e bem.