Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Aniversário da Mãe de Deus

“A minha alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador”.

Caros irmãos, a comemoração do nascimento de Nossa Senhora é sempre algo delicado para nós, o aniversário de uma mãe querida a quem desejamos honrar. Como tudo nela está orientado a Cristo, podemos dizer que este dia é dia de luz, do aparecimento d’Aquele que é a “Luz do mundo” (Jo 8,12).
Por meio da pequena Maria, o Pai começou a preparar o caminho imediato para iluminar o mundo, enviando seu verbo àqueles que, pela queda dos primeiros pais, ficavam cada vez mais longe da luz, nas trevas. Do mesmo modo que ao sol precede a aurora, assim à encarnação do verbo precede o nascimento d’Aquela criatura puríssima que ‘O traria ao mundo’. A Sagrada Liturgia não se cansa de cantar a esta “aurora de salvação”. É bom nos perguntarmos: será que agradecemos devidamente ao Pai a luz que nos traz esta aurora?
No dia em que desponta a aurora da luz vinda ao mundo, com o nascimento de Maria, dia 8 de setembro, acredito que é mais que oportuno pedir ao Pai uma maior acolhida de sua palavra, pois se “o Senhor não construir a nossa casa em vão trabalharão seus construtores” (Sl 126,1).
Ao celebrar a natividade da aurora da salvação precisamos garantir em nós o amor pela verdade absoluta e total, que é Deus, verdade que se aproxima do homem no nascimento desta pura menina, da imaculada, que, chegado o momento, seria coberta pelo Espírito Divino com a sua luminosa sombra. Sob os raios desta bela aurora, recusando as trevas deste mundo, tenhamos o nosso tesouro nas ‘coisas do alto’, cantando com ela e como ela: “A minha alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador”.
Seja, pois, meus irmãos, esta festa uma preciosa ocasião para confiar-se plenamente no seu papai, no “Pai nosso que está no Céu”. Para isso, peçamos à Santa Menina para ancorar o nosso coração no desejo profundo de dedicar todas as energias de nossa alma e nosso corpo para que Deus seja glorificado na terra, como é no céu. Que assim seja. Amém.