Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Amou-nos até o fim

No domingo de Ramos nossa caminhada quaresmal chega ao fim; em Jerusalém, vamos acompanhar Jesus em seu processo de condenação e morte na cruz; morte injusta e violenta, todavia, prova de seu amor infinito pela humanidade.

Ó Noite Santa que separa definitivamente as trevas da luz! Na aurora do primeiro dia da semana, Jesus ressuscitou transformado e luminoso. O filho de Deus escondido na carne da Virgem Maria, agora, brilha mais que a luz do sol e entra no reino da glória do Pai. A todos aqueles que acompanharam os passos de Jesus nesta Semana Santa a certeza que a luz divina foi acesa, novamente, em nossos corações. Alegremo-nos e exultemos com Jesus Cristo ressuscitado.
Caríssimos irmãos e irmãs, nesta semana maior da cristandade, temos a possibilidade de caminhar com o Mestre em seu sofrimento, paixão, morte e ressurreição, culminando com as alegrias da ressurreição. O tempo litúrgico nos propicia a graça de vivermos com muita consciência e fé o domingo de Ramos e a entrada na Semana Santa, onde nos voltamos de forma mais intensa para o mistério do sofrimento, da paixão e da morte de Jesus, culminando com a Sua ressurreição. Somos convidados a contemplar este mistério pascal!
No domingo de Ramos nossa caminhada quaresmal chega ao fim; em Jerusalém, vamos acompanhar Jesus em seu processo de condenação e morte na cruz; morte injusta e violenta, todavia, prova de seu amor infinito pela humanidade. Para o cristão, os caminhos da dor, a exemplo de Cristo, podem sempre terminar na ressurreição. Jesus aceita a cruz para nos salvar e nós carregamos a nossa cruz por solidariedade a Ele. A paciência nas dores é prova de amor solidário que nos fará participantes de sua glória e de sua ressurreição.
Para muitos cristãos, a Semana Santa é oportunidade para um feriado prolongado... Nada mais indigno para um cristão. Quem viveu corretamente a Quaresma, agora, aprofunda o silêncio e a oração acompanhando atentamente os passos dolorosos de Jesus em Jerusalém. É lá que Ele prova sua fidelidade ao Pai e seu amor infinito por cada um de nós. Vivamos a Semana Santa numa oração silenciosa e agradecida: Jesus morre por mim e por você.
A ‘Festa da Ceia do Senhor’, para nós, tem gosto de festa, mas para Jesus Cristo teve gosto de traição, de cruz e de morte. Durante a ceia pascal, Jesus anunciou a traição de Judas, e sua prisão e morte na cruz aguardadas para as próximas horas... Realmente, Ele nos amou até o fim – até o último minuto de sua vida sobre a Terra e até a última gota de seu sangue derramado na cruz. Um soldado abriu seu peito com um golpe de lança, e de seu coração rasgado saiu sangue e água. Não havia mais nada para dar. Porém, depois disso tudo, poderemos dizer: “Eis a luz de Cristo”. Ele é a luz de nossa vida neste mundo e a esperança da vida eterna.
Bom seria que os anjos dissessem a respeito de cada um de nós: “Não o procurem mais entre os mortos, pois ele está vivo e cheio de luz como o corpo de Jesus ressuscitado”. Seja essa nossa realidade de convertidos daqui para frente. Feliz de quem viveu a Quaresma como uma caminhada rumo à luz de uma vida nova. O mundo vai se dar conta de que você mudou, pois seu rosto brilha como o rosto de Cristo ressuscitado.