Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Alegria verdadeira

Evangelho significa “Boa nova”. Entre os quatro Evangelhos, o de Lucas é o Evangelho da alegria!

Evangelho significa “Boa nova”. Entre os quatro Evangelhos, o de Lucas é o Evangelho da alegria! Ao longo de suas páginas, de fato, somos convidados a acolher Jesus com confiança, prazer e alegria... A primeira a escutar este convite, é Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Ao nascer Jesus, os Anjos anunciam:  “Trago a vós a boa notícia, a grande alegria para todo o povo”. Mais tarde, Lucas apresenta Jesus irradiando alegria ao expulsar demônios, curar doentes, ressuscitar os mortos. Ao entrar em Jerusalém, o povo aclama cheio de alegria. E quando Jesus sobe ao céu...os discípulos voltam a Jerusalém cheios de alegria. 
Então, tudo fácil e agradável à natureza humana? Ehhh! Sim… mas sem esquecer a realidade representada pela Cruz! A Cruz faz parte da natureza: significa que o equilíbrio é necessário, pois não é bom exaltar-se nos prazeres nem desesperar nas dificuldades. Precisa ficar no centro, onde a posição vertical se encontra com a horizontal. Esta é a sugestão da natureza, mas Jesus diz – e é a base do Cristianismo: “Quem ama a si mesmo, a própria vida, a própria alma, perdê-la-á. E quem perder sua alma por meu amor, encontrá-la-á” (Mt 16,25).
A separação que Jesus exige é entre a criatura e o mundo; entre ela e ela mesma! Precisa então enfrentar o mais árduo de todos os mistérios do cristianismo: não há em nosso mundo, vida sem morte. O Filho de Deus, que vive no mundo do eterno onde não há morte, assumiu nossa vida mortal não só para dar sua vida divina na eternidade, mas também para nos ensinar a viver em plenitude neste mundo mortal. Desde o Batismo, ao dar-nos seu Espírito – o Espírito Santo – Cristo nasce em nós – livre do mundo de fora.
Não é fácil de aceitar, pois toca a vida e nada é mais fácil da tentação de abandonar Cristo para poupar os vínculos do sangue... E Jesus admoesta: se alguém – para não perder esta vida – me abandona, vai perder também sua Vida verdadeira... Mas se renunciar a si mesmo por amor de Mim, vai encontrar realmente a si mesmo acima de qualquer medida humana!
É duro, é cruz....  É o mistério mais árduo do ser cristão... A natureza se defende... Mas a Palavra de Jesus é clara: “Quem ama a si mesmo, sua própria vida, sua alma, perdê-la-á. Quem se abandonar à Cruz, quando e como se apresenta, encontrá-la-á... para sempre, como outro eterno Eu que tem parte com Cristo. Precisa ter Fé”. No Batismo recebemos Fé, Esperança e Caridade, ou seja, a capacidade de estar com Deus... Crer significa ver e afirmar que Cristo é a Verdade. Não só Alguém que ensina... mas a Verdade mesmo. Ele se oferece a nós. Precisamos imitá-Lo, precisamos procura-Lo pela oração, constantemente... sempre!