Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A oração é nossa força

Precisamos estar atentos à necessidade de cuidar mais da comunicação com Deus.

Irmã Maria Priscilla - maprisclcap@gmail.com
No Evangelho desta nova semana vemos Jesus evangelizar pela pregação e promover as pessoas curando-as e restituindo-as à sociedade como pessoas úteis e em condições de trabalhar. Mas o que mais me chama atenção é o fato de mesmo envolvido em intensa atividade, fidelíssimo em cuidar da Sua comunicação com Deus Pai, buscava-O no silêncio e na solidão, mesmo que para isso tivesse que renunciar preciosas horas de sono e descanso.
Essa necessidade é urgente para cada um de nós: precisamos estar atentos à necessidade de cuidar mais da comunicação com Deus, recorrer ao silêncio e à meditação.
Somos cada vez menos cristãos engajados para fazer mais coisas. Corre-se o risco de falar muito de Deus, mas falar pouco com Ele. Multiplicam-se as reuniões de trabalho, mas não há programação para retirar-nos para descansar na presença de Deus; para encher-nos da Sua paz.
O ativismo leva ao desgaste e ao vazio interior. É preciso deixar de lado o excesso de medidas para exercitar o abandono em Deus. Precisamos nos conscientizar que nosso problema não é ter muitos problemas, mas ter a força espiritual necessária para enfrentá-los e, para tal, como o Mestre, precisamos viver de forma mais contemplativa.
Percebemos que Jesus iluminou os espíritos, revelou o amor de Deus, levou as almas à fé, deu sentido à dor, mostrou o caminho da salvação, curou corpos e mentes enfermos! E tudo isso porque por meio da oração que Ele compreendeu o plano de Deus, aceitou a vontade do Pai e colocou em prática seus desígnios.
A oração nem sempre aponta o caminho para evitar a dor e o sofrimento, mas nos permite ver que a cruz de Jesus Cristo é redentora e devemos carregá-la com elegância. O sofrimento continuará sendo sempre um mistério. Jesus não elimina o sofrimento, nos ensina, porém, a carregá-lo com amor e esperança, para darmos frutos de vida eterna. Deus nunca nos abandona. Rezemos uns pelos outros, entreguemo-nos ao poder restaurador de Seu amor.