Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A mãe do meu Senhor

O que cremos sobre Maria, de alguma forma, diz algo fundamental a todos nós, homens e mulheres: a glorificação de Nossa Senhora, sua realização plena em Deus, é uma vocação e uma promessa extensivas a toda a humanidade.

Estas palavras ecoaram em minha mente ao recebermos em nosso Mosteiro, em nossa Paróquia, a Imagem réplica da Mãe Aparecida, neste Ano Nacional Mariano. A devoção e o culto a Nossa Senhora Aparecida é marca do povo brasileiro, aliás, elogiada pelo próprio papa Francisco. Pelos caminhos de Maria chega-se mais facilmente a Jesus, o único Caminho, a única Verdade e a verdadeira Vida.
Maria sempre foi obediente; por isso, acolheu o pedido de seu Filho Jesus na hora de sua morte: “Mulher, eis aí seu filho!” (Jo 19,26). E, na pessoa do Apóstolo João, estávamos nós presentes junto à cruz e recebemos de Jesus a ordem de acolher Maria em nossa casa (Jo 19,27). A devoção a Maria não é apenas sentimento e devoção brasileira; é obediência a Cristo!
A Virgem Maria é Missionária desde o início de sua caminhada: levou Jesus (ainda em seu seio) para santificar o Precursor, João Batista, igualmente, no seio de Isabel que exclama: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre!
Maria é a “mulher vestida de sol” que caminhou na terra como aquela que acreditou, por isso, ela é bendita e glorificada. Na sua humildade e na sua fé, ela se esvaziou de si mesma e, então, Deus a encheu de sua graça (vestida de sol) e a tornou ‘poderosa’ com a lua sob os seus pés e com uma coroa de 12 estrelas sobre a cabeça.
O que cremos sobre Maria, de alguma forma, diz algo fundamental a todos nós, homens e mulheres: a glorificação de Nossa Senhora, sua realização plena em Deus, é uma vocação e uma promessa extensivas a toda a humanidade. Como Maria, todos nascemos para a glória e para o brilho, nela a pessoa humana em sua integridade – em corpo e alma – é assumida e realizada em Deus. 
A humildade, a escuta e a fé são as marcas fundamentais da personalidade de Maria. Deus realizou grandes coisas nela e por meio dela é porque encontrou a base humana para isso.
Assim sendo, podemos concluir que nesta visita Nossa Senhora vem nos dizer que humildade, atitude de escuta e fé na ação misericordiosa e libertadora de Deus são os elementos que possibilitam uma vida feliz; o segredo da felicidade que todos buscamos não está na posse ou no consumo de bens, nem na fama ou no sucesso que podemos alcançar, ou ainda no poder de atração que exercemos sobre os outros, mas na abertura humilde e profunda aos outros, ao futuro e a Deus.