Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A luz que vem de dentro

Com certeza, no silêncio da noite, na imobilidade cheia de paz das plantas e de toda a natureza, a lua a brilhar é algo cheio de encanto.

Não há ó gente não, não há luar como este do sertão...” Com certeza, no silêncio da noite, na imobilidade cheia de paz das plantas e de toda a natureza, a lua a brilhar é algo cheio de encanto. Não só no sertão, mas também no céu de Flores da Cunha a lua cheia na noite serena atrai o olhar e apazigua o coração. É o que a gente experimenta e procura entender, pensando que, na verdade, nada está imóvel na criação... nada. Que mistério! Uma noite estrelada é, na realidade, uma imensa oficina na qual tudo – eterna e velocissimamente –, se move.
Mistério é a palavra certa. Mistério também é o ‘coração’ da criatura humana, capaz de ‘ir’ além de si mesma e também, penetrando no seu íntimo, encontrar um TU. Isto, porém, não é tão fácil, não é atraente, não se conhece pelos sentidos. Encontrar o TU exige reflexão, meditação...
Os jovens em geral, frente as tantas descobertas tecnológicas, ficam presos nas malhas desses encantadores aparelhos, ficam na superfície, no ‘virtual’, com grande perigo do equilíbrio moral e também físico. Precisa alguém que oriente, que eduque ou algo novo que aconteça, imprevisto e inexorável.
Como aconteceu com Micheli. Que encantador este pequeno e denso livro que ela soube doar-nos, na atenta introspecção de seus sentimentos frente a uma realidade tão inesperada, dolorosa e ameaçadora. O título é expressivo: ‘Um raio de esperança’ e o conteúdo é um exame atento e inteligente daquilo que está acontecendo: inesperado, terrível. Contudo Micheli está consciente de que a criatura humana não é somente corpo e alma, mas também espírito. É obra de Deus Criador, mistério insondável que revela-se a si mesmo no seu Filho, palavra gerada e não criada, feito homem no seio de Maria por obra de Seu Espírito Santo. 
O Filho manifesta o que o Pai é: amor, ou seja, dom de si, bondade infinita, verdade absoluta, beleza encantadora.
No dia 4 de outubro é celebrada a festa solene de São Francisco de Assis. Esse jovem despreocupado e entusiasta da vida gozosa que encontrou sua plena realização no amor eterno. Enfim, encontrou a luz que procurava e encontrou: dentro de si.