Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A flor

Esses dias eu estava caminhando muito admirada pelo pátio do mosteiro...

Esses dias eu estava caminhando muito admirada pelo pátio do mosteiro, vendo como existem tantas e tão diferentes flores ... De forma muito especial me chamou a atenção uma florzinha mínima, tão pequenina que era difícil até de pegar. Então a colhi e colocando na palma da minha mão observei perplexa como a flor definhou instantaneamente com o calor natural da mão, não aguentou, murchou literalmente. Concluí então que aquela pequeníssima flor deveria ser respeitada no seu espaço natural, cuidada com muita delicadeza para que continuasse a viver.
Semelhança
Paragonei essa experiência aos nossos relacionamentos diários, a nossa forma de nos dirigirmos uns aos outros. O interior de cada pessoa tem justamente a delicadeza, beleza e fragilidade desta flor. Precisa ser respeitado, cuidado, sem arrancarmos sua própria essência, sem fazermos que murche com um simples toque, com o calor de uma discussão, de palavras desnecessariamente "mal ditas", de um comportamento indiferente ou de uma expressão gelada.
Na realidade somos um com o Criador de todas as coisas, um com o Universo inteiro, "um com cada um", cada uma.
Existe uma música dos Pobres Servos da Divina Providência que diz:
"É preciso cuidar da vida
que há, dentro da gente
e em todo o lugar..."
Cuidar significa estar atento (a), cogitar, pensar, ponderar, observar respeitosamente, enfim, cuidar significa tomar como seu: "com Amor".
Para finalizar deixo uma pergunta que vale para todos nós:
"Quais são as minhas palavras e como é o meu olhar quando me dirijo ao outro, a outra?"
O único fogo, o único calor que deve nos dominar por inteiros é aquele vindo do AMOR, por que esse verdadeiramente não destrói ninguém, pelo contrário "constrói" e "reconstrói", cura, purifica, transforma. Esse Fogo tem um nome, se chama: Espírito Santo!
Todos os dias temos a chance e a oportunidade de "recomeçarmos" e por que não recomeçarmos agora?!
A todos e a todas um grande abraço!!!