Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A Família

Isso significa que Jesus é o Filho obediente de Deus, e que Deus quer também nós como filhos no seu Filho. Cada ser humano é único e singularmente amado porque Deus é Amor.

Um ninho de gatinhos... Ou de cachorrinhos... A coisa mais linda! A mãe gata cuida e não cuida... Eles arranjam-se sozinhos...
Para um filhote de homem não é assim. Ele não sabe buscar. Se a mamãe não cuidar, ele morre.  E se cuida só do físico, cresce guiado pelos seus instintos e poderá ser, com toda probabilidade, espinho tormentoso para a família e para a sociedade.
A criatura humana não se faz sozinha. O nenê que a mãe coloca no berço precisa da família para viver e crescer, e não só viver na sua existência terrena que, afinal, vem da terra e voltará a ser terra, mas precisa conhecer seu grande, maravilhoso Irmão, filho de Maria e Unigênito do Pai eterno, que veio sobre esta terra para cumprir sua grande missão: demonstrar que Deus é Amor, Senhor da Vida e doador de sua própria vida divina. Deus é Pai... Não vem do homem esta afirmação. Foi Ele mesmo que revelou isto pelos profetas e pela Encarnação.
Ao longo dos séculos os cientistas descobrem tantas coisas. São descobertas que suscitam estupefação, admiração, mas não podem alterar a ordem estabelecida, a não ser que se queira destruir, aniquilar... Como, por exemplo, com a bomba atômica que faz desaparecer, num instante, as maravilhas da natureza: dos fios de ervas até os corpos humanos. Ao longo dos séculos os filósofos pensam tantas coisas, constroem sistemas de especulação que fascinam por um tempo e são substituídos por outros sistemas nos séculos seguintes... Não conseguem explicar e desvendar o mistério da criação.
Afinal, no mistério infinito em que desponta a consciência do próprio pensamento e os critérios para garantir sua verdade, nossa razão humana – se for pura, não prevenida – deve reconhecer que a Ressurreição do Senhor Jesus – provada pela transformação de homens medrosos e simples em testemunhas destemidos – por obra do Espírito que o mesmo Senhor Jesus prometeu e enviou, é um fato real, incontestável. Isso significa que Jesus é o Filho obediente de Deus, e que Deus quer também nós como filhos no seu Filho. Cada ser humano é único e singularmente amado porque Deus é Amor. Cada um, porém, precisa abrir-se ao amor-benevolência e tornar-se “dom”, na humildade e na Fé. A humildade permite chegar à verdade, ponto de encontro e de união...
A Virgem Santa, que neste mês de agosto celebramos gloriosa na sua Assunção, na sua realeza soberana, nos ajude a conquistar e viver suas maiores virtudes: humildade e Fé, felizes porque filhos e filhas bem amados de Deus Pai!