Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A Despedida

Pela Irmã Maria Priscila

A Igreja celebra neste domingo a ASCENSÃO DO SENHOR AO CÉU.
No momento da 'despedida', os discípulos se mostram abalados e tristes... Jesus os anima, declarando que não os deixará órfãos no mundo. Ele vai ao Pai, mas vai encontrar um modo de continuar presente e de acompanhar a caminhada dos seus discípulos.
Jesus nos propõe antes de tudo um Caminho. Esse 'caminho' proposto por Ele, para muitos parece um caminho de fracasso, que não conduz nem à riqueza, nem ao poder, nem ao êxito social, nem ao bem estar material. Parece não dar sabor à vida dos homens do nosso tempo. No entanto, Jesus garante que é nessa identificação com Cristo e nesse 'caminho' do amor e da entrega, que se encontra a felicidade plena e a vida definitiva.
Neste domingo da Ascensão é costume meditarmos no 'Testamento de Jesus', ou seja, o legado que Ele deixou, a toda a Humanidade, as atitudes que guiaram a sua Vida, atitudes que quer que guiem também as nossas vidas...
Deixou a Estrela que conduziu os Magos a Belém, aos desorientados e a todos os que precisam de ver claro, a todos os que desejam ser guiados ou servem de guia aos outros.
Deixou o Presépio aos que não têm nada, nem sequer um lugar para se abrigar, uma fogueira para aquecer-se, um amigo com quem falar.
Deixou as Sandálias aos que desejam empreender um caminho de bem, aos que estão dispostos a seguir-lo até ao fim, mesmo pelos quatro cantos do mundo.
Deixou a Bacia onde lavou os pés, aos que querem servir os outros, a quem desejar ser pequeno diante do seu semelhante.
Deixou o Prato onde partiu o pão, aos que promovem a fraternidade para que estejam sempre dispostos a amar acima e tudo e a todos.
Deixou o Cálice aos sedentos de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa e de uma Igreja mais fraterna.
Deixou a Cruz a todos aqueles que estiverem dispostos a carregar-se dela e a segui-lo;
Deixou a Túnica a todo aquele que sabe e deseja dividir e repartir com necessitado.
Deixou a sua Palavra, a todo aquele que a escuta e põe em prática.
Deixou a Alegria a todos os que desejarem partilhá-la sobretudo com o triste.
Deixou a Humildade a quem estiver disposto a trabalhar acima de tudo pela expansão do Reino de Deus.
Deixo o seu Ombro, a todo aquele que precisar de um amigo em quem possa reclinar a cabeça, ao abatido pelo cansaço do caminho para que possa descansar e recobrar forças para continuar caminhando.
Deixo o seu Perdão para todos. Para os que dia após dia, pecado após pecado, saibam voltar ao Pai. Pois que naturalmente, sente especial predileção pelos mais débeis.
Deixou sua santa Mãe, grande companheira e intercessora de todos os momentos para que assim como ela O guiou em seus primeiros passos possa guiar a todos quantos a quiserem por mãe e companheira.
Mas, porque amou a Humanidade, por quem tanto sofreu, deixo-se a SI MESMO na EUCARISTIA. "Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos".