Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

04 de outubro: dia de São Francisco de Assis

Há séculos a vida de Francisco de Assis inspirou tantos artistas

Há séculos a vida de Francisco de Assis inspirou tantos artistas e vem sendo contada e relembrada na música, pintura, literatura, cinema e televisão.
Sem dúvida nenhuma, ele é o mais popular de todos os santos, e vem inspirando pessoas de todas as idades, em especial os jovens que buscam um estilo de vida mais consistente, baseada em valores essenciais da espiritualidade e realização humana.
Nada sabemos da infância do Santo. Na Legenda de São Francisco lemos: “Já crescido, como era dotado de inteligência viva, dispôs-se a continuar o ofício paterno, isto é, a mercancia, porém com outros entendimentos, pois ele era muito mais alegre e liberal do que o pai: gostava de andar em festiva companhia, quer durante o dia quer durante a noite, pelas estradas de Assis, em divertimentos e cantos, e era tão grande esbanjador, que gastava em reuniões e banquetes tudo quanto ganhava”.
Um dos maiores milagres já acontecidos neste mundo. Como é que aquele rapaz festeiro tinha acabado virando um santo?
São Boaventura relata: “Mas, com o auxílio divino, jamais se deixou levar pelo ardor das paixões que dominavam os jovens de sua companhia”. O próprio Francisco confessa: “Eu verdadeiramente creio nunca haver, por graça de Deus, cometido falta sem ter feito disso expiação, confessando o meu pecado e arrependendo-me da minha culpa”.
Alegre, jovial, desprendido, gentil, afável, “ o Senhor incutia em seu coração um sentimento de piedade que o tornava generoso com os pobres. Este sentimento foi crescendo em seu coração; e impregnou-o de tanta bondade, que ele decidiu, como ouvinte atento que era do Evangelho, ser generoso com quem lhe pedisse esmola, sobretudo a quem pedisse por amor de Deus”, de modo a dar até parte de seu vestuário, se não tivesse mais dinheiro.
A popularidade que Francisco adquirira até então entre seus conterrâneos devia-se mais às suas qualidades morais que às físicas, pois “era pequeno e de aspecto miserável”, atraindo pouco a atenção daqueles que não o conheciam.
Não é à toa que Francisco de Assis se transformou num símbolo vivo e praticante da paz. Um mestre com sensibilidade para conviver e falar com todas as forças e criaturas a natureza. Alguém que nos ensina a viver olhando para o seu semelhante e praticando a solidariedade em seu aspecto mais correto.
Nos últimos dias de sua vida, Francisco deixou os melhores exemplos para os seus companheiros. Estava sempre alegre, quase sempre cantando, e, além de rezar bastante, também fazia recomendações para que os Irmãos fossem fiéis a sua vocação.
De fato, quem vive uma vida plenamente humana, transforma-se em Cristo, e quem se transforma em Jesus Cristo tem o céu dentro dele, porque entra pela graça de Deus, na vida da Santíssima Trindade.
Louvemos ao Senhor pela vida e obra de São Francisco, peçamos a intercessão do santo afim que como ele possamos ser instrumentos da Paz e do Amor de Deus.