Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

“Vem, esposa de Cristo; recebe a coroa que o Senhor te preparou para a eternidade”

Ouviu e acolheu esse convite nossa Mãe Santa Clara de Assis

Essa antífona é um convite voltado aos cristãos de modo particular. Ouviu e acolheu esse convite nossa Mãe Santa Clara de Assis. Acolheu a vocação e o chamado que o Senhor faz a algumas pessoas especiais: “Vem (...) conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração”.
É Deus Pai quem chama e os corajosos apaixonados respondem: “eis-me aqui”! 
“Vem” é um chamado que não podemos explicar, é um chamado que entra no profundo do nosso coração e da nossa carne. É um chamado reminiscente, é um chamado misterioso, é um chamado belíssimo para ir ao deserto, ao deserto do coração, ao deserto de uma cultura que não nos fala de Deus.
Os santos, e de modo especial Santa Clara, nos esclarecem e nos convidam a entrarmos novamente em nosso coração, a voltarmos a nossa cela interior. Santa Clara ofereceu a sua jovem vida no Domingo de Ramos, ela ofereceu toda a sua juventude, ofereceu a sua inteligência, até mesmo o seu corpo, tudo foi oferecido ao Esposo. E assim totalmente entregue iniciou um diálogo místico com o amado que nunca mais acabou. 
Conduzida ao deserto e num tu a tu de coração a coração.  Santa Clara não quis outra coisa no mundo a não ser oferecer-se totalmente a Ele. Em sua liberdade, por livre vontade, se une à Ordem dos menores e se estabelece na Igrejinha de São Damião, lugar que marcou profundamente a vida de São Francisco. Escondida dentro do claustro, na oração e no oferecimento para edificar a Igreja, tal qual os frades pelo mundo afora, claustro, destes, fiéis ao que Jesus lhes havia dito – e que diz também a nós no Evangelho: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”.
 “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós” é o que o Mestre Jesus fala todos os dias a nós, ou seja, habitem em mim, vivam em mim porque sem mim nada vocês podem fazer!
Permaneçamos no amor de Deus, permaneçamos diante da Eucaristia, como fez Santa Clara. 
Como um dia Jesus atraiu permanentemente Clara de Assis ao deserto da clausura, permitam que Jesus lhes atraia e lhes conduza ao deserto do seu coração para falar-lhes na contemplação: “Permanecei no meu amor… Assim dareis muitos frutos… assim sereis meus discípulos”.
Santa Clara de Assis abençoe você!