Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

“Tu me amas?” Jesus continua perguntando a cada um de nós.

Após o “churrasquinho de peixe” que Jesus come com seus apóstolos segue o diálogo entre Jesus e Pedro.

Após o “churrasquinho de peixe” que Jesus come com seus apóstolos segue o diálogo entre Jesus e Pedro. Três perguntas; três respostas; três conclusões: “Apascenta minhas ovelhas!”. Com estas palavras Jesus confirma Pedro no primado que lhe havia prometido quando disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus”.
Jesus permanece fiel à promessa feita a Pedro, apesar deste ter sido infiel à promessa feita a Jesus de não o trair jamais, ainda à custa da vida. Deus dá sempre aos seres humanos novas chances de recomeçar. Não expulsa as pessoas de seu livro no primeiro erro.
Podemos constatar a partir de Pedro que a confiança e o perdão do Mestre fizeram dele nova criatura, uma pessoa nova, forte, fiel até a morte. Ele apascentou o rebanho de Cristo nos difíceis momentos de seus inícios, quando era necessário sair da Galiléia e lançar-se aos caminhos do mundo. Pedro teve a chance de manter, finalmente, sua promessa: de dar a vida por Cristo.
Santo Agostinho, comentando esta passagem evangélica, diz: “Interrogando Pedro, Jesus interrogava também cada um de nós”. A pergunta: “Tu me amas?” se dirige a cada discípulo.
Seguir a Cristo, ser cristão não é simplesmente seguir um conjunto de doutrinas e de práticas; é algo muito mais íntimo e profundo. É uma relação de amizade com a pessoa de Jesus Cristo. Muitas vezes, durante sua vida terrena, Jesus perguntou: “Crês?” E finalmente depois de sua paixão e morte e Ressurreição, depois de nos ter dado prova do quanto nos amou. Ele pergunta: “Me amas?”.
Jesus faz que o amor por Ele consista em servir os demais: “Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas”. Não quer ser Ele a os frutos desse amor, mas quer que sejam suas ovelhas. Ele é o destinatário do amor de Pedro, mas não é o beneficiário. Deste modo, nosso amor a Cristo não deve ficar em um fato intimista e sentimental, mas deve expressar-se no serviço aos demais, em fazer o bem ao próximo.
Há muitas formas de amar a Deus, mas uma única possibilidade: amando o próximo.
Fiquemos com isso. Paz e bem!