Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

“Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.”

“Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.” (Mt 6,21)

Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.”
(Mt 6,21)

Amar é buscar o outro, é preocupar-se com ele, é gastar tempo com a pessoa e por causa da pessoa. Amar é ter a coragem de se expor pelo outro. Não se constroem grandes relacionamentos por meio de cursos de correspondência ou de contatos virtuais... Para que os laços se aprofundem é preciso gastar tempo ao lado do outro, olhar nos olhos, sorrir e cantar juntos, planejar, brincar e até discutir... crescer!
Estava meditando nesta passagem bíblica, perguntando-me a respeito de meu “TESOURO” enquanto cantarolava o Salmo 138:
“Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos. A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mima vossa mão. Esta Verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não poso compreendê-la. Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente. Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra. Se eu pensasse: 'A escuridão venha esconder-me e que a luz ao meu redor se faça noite!' Mesmo as trevas para vós não são escuras, a própria noite resplandece como o dia, e a escuridão é tão brilhante como a luz”.
E de repente, encantada, não por ser novidade, mas, por mais uma vez, chegar a conclusão de uma realidade tão latente, apaixonante... encantadora: o “Coração” de Deus está em mim, em ti, em nós! Oh! Quão preciosos somos nós!
Um Deus que nos “sonda”, não como um espião, mas como uma mãe encantada com o filho pequenino que dá os primeiros passos, que se admira com as novas descobertas... Uma mãe atenta que está sempre por perto para dar a mão, quando acontecem as inevitáveis quedas, uma mãe amiga que sempre tem um sorriso encorajador diante de novos obstáculos...
Ah! Calem-se nossas misérias diante deste estupendo espetáculo de AMOR.
Demos graças ao Senhor!