Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”

Pela Irmã Maria Priscila

Já iniciamos a quaresma, tempo de preparação para a Páscoa! É tempo de penitência, de renúncias e de propostas concretas para ajudar os nossos irmãos. Neste ano, a problemática apresentada pela Igreja do Brasil fala do aquecimento global e das mudanças climáticas, reflexos das ações de nossa sociedade... 
Mas, o que podemos fazer?
Madre Teresa de Calcutá diz:“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”. 
Façamos cada um a nossa parte... Ofereçamos a Deus um coração arrependido!
Teste tempo somos chamados a fazer uma revisão de vida e corrigirmos as atitudes incoerentes da nossa vida cristã, podemos usar para isto os exercícios quaresmais.
Existem muitas ações que podemos fazer em nosso lar, em nosso trabalho, empenhemo-nos na conscientização e gesto concreto sobre questões sociais que necessitam da nossa atenção e ação. Por exemplo:
Quem de nós separa o seu lixo? Quem de nós reaproveita a água? Quem de nós evita o uso desnecessário de sacolas plásticas?... Ainda podemos fazer mais.
O objetivo geral da CF-2011 é: "Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta". Além do método ver, julgar e agir, a CF-2011 propõe três estratégias concretas para alcançar seus objetivos: Mobilizar, propor e denunciar. 
Mobilizar pessoas, comunidades, igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global; propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientes decorrentes do aquecimento global. 
E nosso dever criar um ambiente saudável para que as nossas famílias vivam bem, em harmonia e confortavelmente, podemos começar agora, vamos dar nossa contribuição, o primeiro passo: empenhemo-nos nessa Campanha, em sintonia com a Igreja do Brasil, confirmando nosso compromisso na construção de um mundo novo conforme o projeto do Pai-Criador. 
E com a graça de Deus perseveremos nesta luta em favor da vida. Da nossa vida, da vida de nossos sucessores, na vida de nosso planeta.