Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

“Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a Festa de todos os Santos!”

Faz sentido falar de Santos em um tempo que desconhece valores espirituais e os poderosos vivem impunes, nadando em riquezas, quase sempre, mal adquiridas?

Faz sentido falar de Santos em um tempo que desconhece valores espirituais e os poderosos vivem impunes, nadando em riquezas, quase sempre, mal adquiridas? Nada os aflige e parecem não precisar de Deus e nem de suas promessas!
Mas, Jesus proclama as “Bem-aventuranças” para os pobres em espírito! 
E de que bem-aventuranças se trata? Serão os bens para depois desta vida ou os pobres em espírito já são felizes por aqui mesmo? 
Precisamos, e muito, da luz divina para entender a proposta e as promessas de Jesus! Celebremos, portanto, sua Palavra com fé e esperança.
Na Palavra de Deus, Mt 5,1-12a – Jesus sobe a uma montanha, cercado de pobres e de empobrecidos, e ensina como Mestre proclamando a “Nova Aliança”. Não há trovões e nem relâmpagos como na “Antiga Aliança”, mas o povo que escuta Jesus é proclamado “Bem-aventurado”, porque está no caminho certo!
Precisamos recordar que o povo que escutava  Jesus eram os pobres e empobrecidos da região da Galileia, que tinham perdido suas terras por causa dos excessivos impostos cobrados pelos poderosos. Não eram preguiçosos! Eram os empobrecidos pela ganância de poucos que só pensavam no próprio bem-estar!
Hoje, quem seriam os bem-aventurados de Jesus? Com certeza, todos aqueles e aquelas que lutam honestamente por seus direitos e buscam um bem-estar que lhe dê alegria de viver.
Quem anda pelos caminhos de Jesus – o caminho das “Bem-aventuranças” – com certeza, será perseguido. A perseguição e a calúnia são o sinal da garantia divina: “Bem-aventurados quando vos perseguirem e caluniarem (...) por causa de Mim! Alegrai-vos porque será grande a recompensa nos céus!”.
O cristão acredita, firmemente, que a História vai ter uma reversão: os sofredores de ontem, serão os vencedores de hoje e de amanhã! Mas, a felicidade daqueles que têm fé em Jesus, a felicidade não vai começar amanhã! Ela começa hoje mesmo: “Caríssimos, desde já somos filhos de Deus (...) embora não seja manifesta a vida divina em nós, ela será manifesta quando Jesus aparecer: seremos como Ele é. Por isso, o cristão deve purificar-se todo dia no Sangue de Jesus, o Salvador!”.
A dignidade divina é vivida no coração, no íntimo de cada um, e é vivida desde já. Somos filhos desde já! Não apenas no futuro e nem fora de nossa realidade. Precisamos viver hoje e na luta como filhos de Deus!
Mas, lembrando sempre que, o filho reflete as características do Pai. E Jesus nos chama a sermos misericordiosos como o Pai: Sede santos porque vosso Pai é Santo!