Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

“A paz de Cristo reine em vossos corações.”

Um segredo para adquirir e conservar a paz do coração é acreditar que todo bem que possamos fazer vem de Deus.

A paz de Cristo reine em vossos corações.” (Cl 3, 15)
Um segredo para adquirir e conservar a paz do coração é acreditar que todo bem que possamos fazer vem de Deus.
Para permitir que a graça de Deus aja em nós e produza frutos é extremamente importante que nos esforcemos em adquirir a paz interior, a paz do coração.
Podemos recorrer a um velho exemplo: observar a imagem da superfície de um lago sobre a qual brilha o sol – estando a água calma e serena, o sol reflete quase perfeitamente. Do mesmo modo, estando nossa alma calma e serena Deus nela se reflete. Todavia, se nossa alma está agitada e perturbada, a ação de graça de Deus se torna mais difícil. Precisamos nos conscientizar que todo o bem que podemos fazer é um reflexo do bem que vem de Deus. Quanto mais nossa alma está tranquila, mais Deus se comunica conosco e, através de nós, aos outros.

O nosso Deus é o Deus da Paz
Lembremos o profeta Elias no Monte Horeb: Deus não estava no vento forte, nem no fogo – Deus estava na brisa suave (1 Reis 19,11-13).
Frequentemente nos agitamos, nos inquietamos na tentativa de resolver tudo sozinhos, porém, seria muito mais eficaz ficarmos calmos, sob o olhar de Deus, deixando-O agir em nós com sua sabedoria e poder infinitamente superiores aos nossos. Isto não é um convite à preguiça e à inércia, mas um alerta a não agirmos com inquietude e pressa excessivas, porém, com o impulso pacífico do Espírito Santo.
A Paz interior é fecundidade apostólica: Esta busca da paz interior poderia parecer egoísta, em meio a tantos sofrimentos e miséria do mundo. No entanto, estamos falando da paz de Jesus, do Evangelho, e não de uma atitude de impassibilidade, de indiferença fechada em si mesma. Pelo contrário, a paz de que falamos é a base do amor-caridade voltado para o sofrimento do próximo. Só esta paz do coração nos permite liberta-nos de nós mesmos e abrir-nos ao próximo. Somente quem tem esta paz interior pode ajudar eficazmente o próximo. “Conquiste a paz interior e uma multidão encontrará a salvação através de ti” (São Serafim-russo).
A vida cristã é um combate, uma guerra sem fronteiras contra as forças do mal, contra as tentações, contra o pecado. Sem este combate não há vitória, sem esta guerra não há paz. É através deste combate que crescemos espiritualmente, conhecemos nossas próprias fraquezas, descobrimos a misericórdia de Deus. O combate espiritual do cristão tem por principal arma a fé, a confiança cega de estar com a fortaleza do Senhor.

Recordemos a canção de Ziza Fernandes:

“O que agrada a Deus / Em minha pequena alma/ É que eu ame minha pequenez/ E minha pobreza/ /É a esperança cega/ Que tenho em sua misericórdia”.