Floriano Molon

Floriano Molon

Lembranças

Floriano Molon é natural do distrito florense de Otávio Rocha, nascido em 11 de abril de 1949. Foi professor primário, funcionário público estadual e federal, hoje aposentado, bacharel em Direito e pesquisador da imigração italiana. Tem 12 livros publicados e participou em diversas outras publicações. Como promotor de eventos, foi presidente de algumas edições da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) e outras festas, bem como presidente de diversas Associações. Recebeu o título de ‘Cidadão de Mérito de Flores da Cunha’, além do Troféu Grazie, esta última do Jornal O Florense. 

Contatos

Nossa Senhora da Uva e da Colônia

Que belos e emocionantes atos de fé que as comunidades do interior do município estão preparando para acolher a estátua de Nossa Senhora da Uva e o Menino Jesus

Que belos e emocionantes atos de fé que as comunidades do interior do município estão preparando para acolher a estátua de Nossa Senhora da Uva e o Menino Jesus. Creio que a motivação maior nasceu da pioneira Capela de São Gotardo, transformando a significativa estátua da Mãe Peregrina Nossa Senhora da Uva! Motivados pelas imagens que nos levam ao passado, as manifestações se engrandecem em cada comunidade que ela vai visitar.  
Que bonito ver os filhos recebendo sua Mãe, como da Uva e, poderia se dizer, da Colônia. Ela deve ter convivido na pequena Nazaré, em família, com algumas parreiras no quintal, cuidar delas, apanhar uns cachos para o seu Filho infante, para José, seu esposo. Tradição das famílias na região, podemos até imaginar, o Menino Jesus pisando as uvas para fazer um vinho para a família. É fácil compreender, que o Deus Filho, quando celebra o seu primeiro milagre é com vinho nas Bodas de Caná e na “Última Ceia”, que transforma e perpetua o seu maior milagre, transformando o vinho no seu sangue para sempre.  
Maria da Uva transmite para nós da colônia, aquela personagem como uma mãe, uma avó, uma irmã... que nos acompanha nos nossos trabalhos agrícolas, por que Ela deve ter tido contato com estas tradições milenares.  
Maria da uva, aparecida também para nós nesta devoção única brasileira, vai assim abraçar as comunidades, os seus filhos, os trabalhadores do campo e das cidades. 
Percorrendo o interior, graças a iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Lourdes, se criou um ardor inimaginável, sobre a Senhora e o Menino, que ela protege com o seu manto. O pós-pandemia, ressurge assim a fé, reúne os moradores, afastados do que de mais sagrado tinham em rezar naquelas capelas, que com união e suor os nossos antepassados construíram.    
Vamos acolher a nossa Mãezinha e seu Filho, ela vai pelas comunidades e se passa como uma “Agricultora”, inspirando fé no trabalho e abençoando a todos.