Floriano Molon

Floriano Molon

Lembranças

Floriano Molon é natural do distrito florense de Otávio Rocha, nascido em 11 de abril de 1949. Foi professor primário, funcionário público estadual e federal, hoje aposentado, bacharel em Direito e pesquisador da imigração italiana. Tem 12 livros publicados e participou em diversas outras publicações. Como promotor de eventos, foi presidente de algumas edições da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) e outras festas, bem como presidente de diversas Associações. Recebeu o título de ‘Cidadão de Mérito de Flores da Cunha’, além do Troféu Grazie, esta última do Jornal O Florense. 

Contatos

Na granja, no Travessão Carvalho, uma história de êxito e de paixão

O nascimento do enoturismo: Turistas visitam a granja São Mateus e o engarrafamento

No dia 20 de janeiro repetiu-se a abertura festiva da colheita da uva em Flores da Cunha, na localidade do Travessão Carvalho, junto à Família Slaviero.
Aquele chão foi abençoado pelo trabalho de Raimundo (Oggibene) e Hermelinda Chiarani Slaviero e seus 11 filhos, pois ali semearam uma tradição de amor ao trabalho e do bem acolher. Parabéns a Flores da Cunha, que com esta celebração festiva homenageia um ponto forte do turismo rural da nossa região. 
Ali próximo ainda sobram algumas construções que sinalizam a presença da famosa Granja São Mateus, onde também a família Slaviero, representada pelo casal João e Henriqueta Molon Slaviero, tiveram destacada atuação. Ali foram plantados grandes vinhedos e, já com a utilização de uvas viníferas, fez os vinhos. Foi a primeira engarrafadora florense e, sem querer, deu origem no Brasil ao que chamamos hoje de enoturismo. Em 1954 (há quase 70 anos) foi inaugurado o engarrafamento no Travessão Carvalho. Os vinhos levavam a marca Slaviero, Fragança e Granja São Mateus. 
Sim, foi ali, segundo estudos realizados, que o vitivinicultor João Slaviero organizou uma série de excursões de empresários do Rio de Janeiro e São Paulo, que vinham visitar os parreirais de uvas de mesa e o local onde nasciam os famosos vinhos Slaviero, que eram servidos em renomados restaurantes. Partiu para a hotelaria, com uma pequena pousada de madeira, praticando já o turismo rural em sua plenitude. 
Historicamente construiu a vinícola na parte baixa do grande casarão, fez os primeiros vinhos e o engarrafamento, que se destacava também com a feitura de miniaturas com vinho. Posteriormente, com a compra do prédio da Cooperativa Otávio Rocha, em 1958, fez novo engarrafamento, ampliou a área de estoque, construiu alambique e abriu o Hotel Otávio Rocha. Montou loja comercial e já tinha comprado área para a fábrica de garrafões.
Participou de todas as Festas da Uva de Caxias do Sul, e o conjunto de cachos chamava a atenção até dos vários presidentes brasileiros que paravam para apreciar os maravilhosos produtos, ali eram colhidas belas fotografias.   
Pelo Hotel Otávio Rocha passaram como administradores, entre outros, José e Olinda Rosa Marzarotto e Cristiano e Adélia Slaviero. Posteriormente o empreendimento foi adquirido por José e Leonora Slaviero Bernardi, ampliando a capacidade receptiva e recepcionando, especialmente, integrantes dos calabreses.  
Com a realização da 1ª Festa Paroquial da Uva, em 1966, e o constante crescimento da firma Slaviero, Otávio Rocha desfrutava de uma privilegiada situação no setor de veraneio. A vila passou a contar com dois estabelecimentos hoteleiros e as promoções comunitárias.  Em 1970, foi lançado o “Roteiro dos Parreirais”, tendo como centro Otávio Rocha, que permitia a visitação a parreirais e vinícolas. 

O nascimento do enoturismo: Turistas visitam a granja São Mateus e o engarrafamento.