Floriano Molon

Floriano Molon

Lembranças

Floriano Molon é natural do distrito florense de Otávio Rocha, nascido em 11 de abril de 1949. Foi professor primário, funcionário público estadual e federal, hoje aposentado, bacharel em Direito e pesquisador da imigração italiana. Tem 12 livros publicados e participou em diversas outras publicações. Como promotor de eventos, foi presidente de algumas edições da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) e outras festas, bem como presidente de diversas Associações. Recebeu o título de ‘Cidadão de Mérito de Flores da Cunha’, além do Troféu Grazie, esta última do Jornal O Florense. 

Contatos

Con el Padre, el nostro posto el pol dar avanti!

Parabéns Paróquia de São Marcos de Otávio Rocha e os 11 sacerdotes, que ao longo do tempo atenderam a comunidade

Depois que os imigrantes italianos chegavam às suas colônias e nascia a união entre as famílias, às vezes de várias regiões, muitos ofereciam um terreno para ali fazer uma capela. Havia esperança que com aquele gesto, se transformasse com o tempo, em uma vila e ali se criasse uma Paróquia. A própria sede do curato de Nova Trento, foi disputado pelas comunidades de São José e São Pedro. Na região de Nova Roma, a disputa foi entre ela e Nova Treviso. E também se conta o empenho entre Nova Veneza, (Trav. Alfredo Chaves), com Nova Pádua. 
A região da Marcolina (atual Otávio Rocha), isolada pelos Rios Curuçu e Tega, e em sequência, chega-se até à vila de Caxias, sem que tenha ali, naquele espaço,  se sobressaído uma capela para ser sede de uma Paróquia.  
Passaram-se, assim, 80 anos até que a região conseguisse conquistá-la. Dom José Barea, 1º Bispo de Caxias, escrevia, por ocasião do Cinquentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: “A fundação da Paróquia e a vinda do padre sempre foram as máximas aspirações do nosso colono. Apenas construídas as primeiras casas nos centros coloniais inicia entre eles uma luta renhida pela fixação da sede de um futuro curato. Quando, finalmente, as disputas eram resolvidas pela autoridade diocesana, o local que tivera sorte de ser escolhido começava a desenvolver-se e a progredir. Pouco a pouco se fundava a escola, o colégio, a beneficência, as associações, os corais, as bandas de música e o povoado tornava-se coisa viva e vital”. 
A propósito da Paróquia de Otávio Rocha, Dom Benedito Zorzi, Bispo de Caxias do Sul, declara: “A criação desta Paróquia, como de outras, teve em mira: maior atendimento ao povo, facilitando o acesso dos fiéis ao sacerdote. Visou-se também a uma vida cristã mais intensa e promoção vocacional: um sacerdote, com paróquia não muito grande, dispõe de mais tempo para este atendimento”. A Paróquia parte do Trav. Carvalho, da capela São Marcos da velha Marcolina, Capelas São Francisco, São Bartolomeu, Santa Justina e São Luiz, em direção à Caxias do Sul.  
Tivemos, portanto, em 26 de janeiro de 1962 – hoje completa 60 anos, que foi recepcionado o primeiro vigário, Padre Pedro Piccoli, e ali mesmo, tanto tempo depois, com um sacerdote, pode-se dizer que foi recuperado parte do tempo perdido, com uma liderança forte e respeitada.  
Parabéns Paróquia de São Marcos de Otávio Rocha e os 11 sacerdotes, que ao longo do tempo atenderam a comunidade. Mesmo que tardio, se pode acreditar: “com um Padre, o nosso lugar pode ir para frente”! Uma homenagem especial aos Capuchinhos, que diante da união dos da Marcolina, construíram em 1905 sua capela, compraram sinos e edificaram a torre, agora centenária. O seu atendimento à comunidade, por 80 anos, sempre foi de forma muito atenciosa e positiva.