Floriano Molon

Floriano Molon

Lembranças

Floriano Molon é natural do distrito florense de Otávio Rocha, nascido em 11 de abril de 1949. Foi professor primário, funcionário público estadual e federal, hoje aposentado, bacharel em Direito e pesquisador da imigração italiana. Tem 12 livros publicados e participou em diversas outras publicações. Como promotor de eventos, foi presidente de algumas edições da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) e outras festas, bem como presidente de diversas Associações. Recebeu o título de ‘Cidadão de Mérito de Flores da Cunha’, além do Troféu Grazie, esta última do Jornal O Florense. 

Contatos

17 de maio de 2023: 99 anos da emancipação de Nova Trento (1924 a 1935) e Flores da Cunha

Joaquim Mascarello exerceu o cargo de intendente por quatro anos, de 24/05/1924 a 29/09/1928

Desde 1904 Nova Trento buscava a emancipação. Em 1922, foi eleito Borges de Medeiros e em 1923 nasce a “Revolução de 1923”, que quer retirar Borges do poder. Os revolucionários eram fiéis a Assis Brasil, derrotado nas urnas. Em 14/12/1923, é assinado o tratado de paz. Borges pôde cumprir o seu mandato. Se tivesse ganhado o Dr. Assis Brasil, eleito com grande maioria em Caxias, julgo que a emancipação trentina não teria acontecido. Em 03/05/1924, foram realizadas eleições para a escolha dos senadores e deputados federais. Os Republicanos (de Borges) venceram em Nova Trento, e em 17/05/1924, é assinada a emancipação. Nova Trento se constituía no 73º município, com uma população de 8 mil pessoas.

Joaquim Mascarello

Gioacchino (Joaquim) Mascarello, filho de Francesco e Amélia Rigotto é natural de Mure/Maróstica/Vicenza. Órfão de pai, com a mãe e mais nove irmãos, resolveram vir morar no Brasil em 1877. Estabeleceram-se próximo ao atual Parque da Vindima, e por falta de água potável se transferiram para o centro da vila de São Pedro. 
Joaquim era o mais novo dos irmãos e instalou um curtume, em seguida, uma casa comercial, que foi saqueada pelos maragatos. Em 1893 casou-se com Santina Benetti, de cujo matrimônio tiveram dois filhos: Amália (dona Mimi Mascarello Moro, famosa como apresentadora de culinária em TV e livros) e Hugo Mascarello. 
Homem dinâmico, de ampla visão e político por natureza e por força das circunstâncias, tornou-se líder político da comunidade, abraçando os ideais e as diretrizes traçadas por Júlio de Castilhos. Chegou ao conhecimento dos maragatos as atividades de Joaquim e, um certo dia, teve a visita desagradável dos revolucionários que saquearam seus bens, indo se refugiar em Laguna/SC. De volta a Nova Trento, Joaquim reiniciou suas atividades na casa de comércio e implantou uma indústria de carretas de quatro rodas.
Nova Trento era o distrito que mais se destacava de Caxias. As autoridades caxienses não atendiam bem as necessidades locais, prevendo uma futura emancipação.
Informações passadas pelo Dr. Octávio Rocha a Borges de Medeiros, chamando a atenção do chefe partidário: “não vi um único retrato seu”. Preocupado com a situação de seu partido nas localidades de Caxias do Sul, sugeriu a Borges de Medeiros que atendesse às reivindicações dos colonos, se não totalmente, pelo menos parte delas. A família Mascarello almejava elevar o 2º distrito à categoria de vila com o interesse de constituir um município no futuro. Para isso, prometeu se retirar do assissismo caso fosse concebido o vilamento de Nova Trento. Ao avaliar a situação, Octávio da Rocha e alguns correligionários fizerem uma consulta entre as principais famílias dos demais distrito de Caxias do Sul para saber sua opinião sobre o vilamento de Nova Trento, e estas foram contrárias. Ao constatar esse desacordo, Octávio da Rocha afirmou que era ariscado atender a comunidade do 2º distrito de Caxias do Sul, que poderia abrir precedente contra o partido através do descontentamento de importantes localidades.
Com informações: Doutorado/2019-pg.262 Paula Vanezza Paz Ribeiro. 

 

 

 

 

Joaquim Mascarello e sua família. Sentados, Joaquim e a esposa Santina com o neto Flávio (filho de Hugo). Em pé, da esquerda para a direita: Zaida (com a filha Mary no colo), Hugo (esposo), Lauro, Lila, Vasco (filhos de Henrique), Henrique Moro e a esposa Amália.

 

Ato de criação do município

Pelo decreto nº 3320 de 17/05/1924, era criado o município de Nova Trento, constituído dos territórios dos atuais 2º (Flores da Cunha) e 4º (Nova Pádua) distritos de Caxias. Usou, “considerando justa a aspiração dos habitantes dos atuais 2º e 4º distritos de Caxias e considerando que  o Conselho Municipal de Caxias pronunciou-se favoravelmente a elevação daqueles distritos...”.  
Na mesma data, pelo decreto nº 3.321, nomeia o intendente provisório, o cidadão Joaquim Mascarello. No dia 24 de maio foi inaugurado o novo município, com uma variada programação, enchendo de orgulho os líderes e a população em geral.  
Joaquim Mascarello exerceu o cargo de intendente por quatro anos, de 24/05/1924 a 29/09/1928. Ele faleceu em março de 1929, aos 60 anos, de derrame cerebral.
Os membros do conselho municipal: Anselmo Carpeggiani, Demétrio Molon, Francisco Boscato, Francisco Mascarello (sobrinho do Joaquim), José Curra, Virginio Carletti e Cesar Piardi. Terminado o mandato o município ficou até 1947 sem conselheiros.  

 

 

 

 

1ª intendência (prefeitura) de Nova Trento. Casa de madeira serviu de local para iniciar a administração de Joaquim Mascarello, a partir de 24/05/1924.