Floriano Molon

Floriano Molon

Lembranças

Floriano Molon é natural do distrito florense de Otávio Rocha, nascido em 11 de abril de 1949. Foi professor primário, funcionário público estadual e federal, hoje aposentado, bacharel em Direito e pesquisador da imigração italiana. Tem 12 livros publicados e participou em diversas outras publicações. Como promotor de eventos, foi presidente de algumas edições da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) e outras festas, bem como presidente de diversas Associações. Recebeu o título de ‘Cidadão de Mérito de Flores da Cunha’, além do Troféu Grazie, esta última do Jornal O Florense. 

Contatos

16 de junho de 2023: 99 anos da criação dos distritos de Nova Pádua e Octávio Rocha

Com um mês de funcionamento de Nova Trento, em 16/06/1924, criam-se os três distritos: 1º Sede; 2º Nova Pádua e 3º Octávio Rocha

O jornal A Federação, noticia:
Edição de 17 de junho de 1924: “Nova Trento – (17) por ato de ontem (16) o intendente provisório (Joaquim Mascarello) criou mais dois distritos, com a denominação de segundo com sede em Nova Pádua, e terceiro, com sede em Marcolino Moura, que passará a denominar-se “Octávio Rocha”. 

Nova Pádua 
O início da sua imigração foi pelo ano de 1886. Quando da demarcação dos lotes rurais, localizados ao Oeste da Décima Sexta Légua, foi reservado uma região para instalar um centro urbano. No ano de 1887, foi ali rezada a primeira missa e foi construída uma pequena capela. Em 1892, foi nomeado o primeiro sacerdote, Pe. Giuseppe C. Dalmazzi, e depois D. Júlio Scardovelli, que construiu a Matriz. A presença dos vigários pode-se considerar fundamental para o destaque dado a sede de Nova Pádua, no início da colonização.  
Em 28/01/1904, o território foi promovido como o 4º Distrito de Caxias, incluindo as áreas dos atuais distritos de Otávio Rocha e Mato Perso.
Em 24/05/1924, com a emancipação de Nova Trento, passou a ser o 2º distrito, e repartiu parte do seu território para o 3º distrito, que passou a se chamar-se de “Octávio Rocha”.
Em 10/11/1991, através de plebiscito, conseguiu a sua emancipação, se constituindo no progressista município de Nova Pádua.

 

Octávio Rocha
A imigração iniciou em 1882 com a ocupação de diversos travessões vizinhos a Marcolino Moura. A Capela de São Marcos, o vilarejo, nasceram espontâneos, sem terreno oficial. Pertencia ao Curato de Nova Trento e, em 1904, começou a pertencer ao 4ª Distrito de Caxias, com a vila de Nova Pádua. Foram 20 anos até a emancipação de Nova Trento.
Com a emancipação, o pequeno vilarejo da ‘Marcolina’, assim designando pelos moradores por mais de 40 anos, foi constituído como sede do 3º distrito, recebendo o nome de Octávio Rocha, em homenagem ao político de Porto Alegre, que muito ajudou para a emancipação de Nova Trento. 
No ano de 1940, na época de Getúlio Vargas, o município de Flores da Cunha, e o 3º Distrito receberam áreas das comunidades de Santa Justina e São Luiz, do município de Caxias. Teria sido uma fórmula para ajudar o município florense em arrecadação. Através de plebiscito em 1950, as comunidades conseguiram retornar a Caxias do Sul. Em 13/05/1990, com a criação do 4º distrito de Mato Perso, Otávio Rocha perdeu mais parte do seu território.
É certo acrescentar que o distrito de Otávio Rocha ficou enfraquecido pela perda de importantes áreas. A partir do ano de 1982, no Centenário da Colonização, com a instalação de água encanada, apresentou um razoável progresso urbano da vila, com a chegada de muitas pessoas de outras regiões. O local sempre teve destaque na área agrícola e produção de vinhos.   

 

Mato Perso
A colonização do 4º distrito de Flores da Cunha teria iniciado a em 1886, Oeste da Colônia Caxias. Foi constituído das comunidades de São Tiago, Santa Juliana e São Vitor e Corona. 
A sua criação foi em 13/05/1990. Destaca-se pela exemplar atividade agrícola e por diversas e grandes vinícolas. 

 

 

 

Manifestação dos moradores de Nova Pádua e da Marcolina, na Praça Dante, em Caxias, contra a emancipação de Nova Trento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa de Flores da Cunha com a sinalização dos três territórios municipais.