Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Você é bem sucedido?

Pipocam por aí livros, audiolivros, videocursos, tratados, palestras, treinamentos, cursos e manuais que pretendem mostrar o caminho seguro para se tornar uma pessoa ‘ultra-bem-sucedida’.

Pipocam por aí livros, audiolivros, videocursos, tratados, palestras, treinamentos, cursos e manuais que pretendem mostrar o caminho seguro para se tornar uma pessoa ‘ultra-bem-sucedida’.
Quer dizer, há milhares de materiais que mostram como obter sucesso, laureado de conquistas, vitórias, fama, prestígio e ‘felicidade’ para dar e vender.
Mas o que é ser bem sucedido?
Ser bem sucedido financeiramente não significa necessariamente ter um padrão de vida nababesco, com iate de 48 pés na marina, Ferrari na garagem e uma fortuna depositada num banco de um paraíso fiscal como as Ilhas Virgens.
Isso não é garantia de um coração leve e em paz.
Ser bem sucedido sentimentalmente não significa necessariamente casar, ter um casal de filhos lindos, completar Bodas de Ouro e continuar dormindo em cama de casal.
Isso não é garantia de uma vida amorosa longa e feliz.
Ser bem sucedido espiritualmente não significa necessariamente ser católico apostólico romano, orar diariamente, pagar o dízimo e fazer doações regulares a instituições filantrópicas.
Isso não é garantia de um coração tranquilo com a consciência.
Ser bem sucedido intelectualmente não significa necessariamente ser uma enciclopédia, ou melhor, um Google ambulante e dominar assuntos profundos que se nutrem da mais alta complexidade.
Isso não é garantia de sabedoria.
Ser bem sucedido esportivamente não é chegar em primeiro lugar e cobrir o peito com medalhas.
Isso não é garantia de valor.
Ser bem sucedido socialmente não significa necessariamente ser convidado para as festas mais badaladas da cidade, ter muitas pessoas para conversar, beber, namorar e fazer sexo.
Isso não é garantia de falta de carência.
Ser bem sucedido disciplinarmente não significa necessariamente ser pontual, agradável e não fazer nada de errado contra o outro.
Isso não é garantia de que não cometa erros contra si próprio.
Ser bem sucedido ao longo da vida não é não usar mais fraldas aos quatro anos de idade, ter amigos aos 10, fazer sexo aos 20, ter dinheiro aos 40, fazer sexo aos 60, ter amigos vivos aos 70 e não usar fraldas aos 80.
Isso não é garantia de coisa alguma.
Ser bem sucedido emocionalmente não significa necessariamente ser equilibrado, jamais chorar ou se descabelar, perder a razão por coisa de nada ou por coisa alguma.
Isso não é garantia de ponderação e serenidade de espírito.
Ser bem sucedido não é morrer rico, mas viver como um rico.
Elogiar três pessoas por dia, gastar menos do que ganha, estender a mão a quem precisa, saber guardar segredos, não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, pagar as contas em dia, apertar a mão do outro com firmeza, ter persistência e foco na vida.
Estes não são instrumentos que levam necessariamente à realização.
Há mendigos ‘bem sucedidos’ e até tolos e idiotas ‘bem sucedidos’.
Talvez, ser bem sucedido não seja nada mais do que deixar Deus guiar nosso caminho em qualquer situação.