Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Presente de Páscoa

Bastava juntar meia dúzia de meninos e pronto. Estava decretada a partida de futebol sem hora para acabar.

 Quando eu ainda acreditava em coelhinho da Páscoa, ganhei um presente que encheu meus dias de felicidade. Não foi um ovo de chocolate, mas uma bola de futebol de cor chumbo tão pesada quanto.
A bola era composta de um material sintético duro que desafiava a integridade de dedões acostumados a chutar tudo o que aparecesse pela frente, de traseiros dos colegas metidos a bestas, casas de formigões, ninhos de cupins a qualquer coisa esférica, oca ou não, inclusive pequenas pedras.
Isso de a bola ser dura em nada mudou a lembrança que guardo daquela Páscoa mágica.
Foi no campinho perto da casa do meu avô que estreei minha espetacular bola de borracha, mas jogávamos bola em tudo que era canto: no meio da rua, num terreno baldio, nos corredores da escola e nos canteiros da praça.
Bastava juntar meia dúzia de meninos e pronto. Estava decretada a partida de futebol sem hora para acabar.
A escalação dos times era na base do par ou ímpar. Os times eram sempre os ‘de camisa’ contra os ‘sem camisa’. As goleiras eram definidas com pedaços de pau, pedras, tijolos, montinhos de camisas ou as tradicionais havaianas libertadas das tiras.
Gritaria dos diabos. Suor escorrendo a canecadas pelas calhas de nossos rostos vermelhos de tomate maduro.
A ‘pelada’ tinha algumas regras, mas não eram de acordo como manda a Fifa. Valia puxar pelo calção, dar rasteira, empurrão e cotovelada. Só não valia sair no meio do jogo para beber água e mão na bola.
Tinha os que reclamavam o tempo todo:
– Pode parar, foi falta.
– Passou por sobre a trave (a trave era imaginária).
– Dentro da área, pênalti (não havia área demarcada).
Tinha os pernas-de-pau que apanhavam da bola. Tinha os ‘ensopadinhos’ que não cabeceavam nem nada para não desarrumar o cabelo.
Tinha, inclusive, os craques que driblavam e ‘rebolavam’, humilhando os adversários e encantando a torcida composta exclusivamente por meninas que não torciam por um time ou outro, mas pelo menino, mais popular, o Bento.
E minha nova bola de borracha no centro daquela ferveção.
Maltratada, a redonda tentava escapar dos nossos bicos, quicando aqui, pulando ali, se escondendo no meio dos arbustos.
De vez em quando, sobrava para uma ou outra canela desprotegida. Dois ou três ‘áis’ e a dor ia embora.
De repente, o goleiro Montanha deu um chutão, a bola subiu e subiu para cair do outro lado da cerca, bem no meio da horta do vizinho.
O Pança pulou a cerca para buscá-la e retornou a toda pressa.
Instantes depois, apareceu um homem gordo e de barba branca, disfarçado de Papai Noel, com a bola fujona em uma das mãos e um canivete na outra. A lâmina brilhava ao sol. Sem dó e nem piedade, o homem deu uma estocada.
A bola sangrou, barbaramente assassinada.
Ficamos todos pendurados em lágrimas.
Com o canivete ainda aberto, o homem chegou perto da cerca e disse cheio de razão, antes de retirar-se como um assassino que se evade sem pressa:
– Oh, oh, oh, isso é para que não tornem a destruir a minha horta.
Fizemos um movimento afirmativo com a cabeça e murchamos. De mais a mais, não tínhamos coragem para responder o que quer que fosse.