Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Pensamentos imperfeitos

“Pensamento abrange tudo o que afirmamos, negamos, sentimos, imaginamos, cremos e sonhamos. O ser humano é uma substância essencialmente pensante.” (Descartes)

Pensamento abrange tudo o que afirmamos, negamos, sentimos, imaginamos, cremos e sonhamos. O ser humano é uma substância essencialmente pensante.” (Descartes)

Com o amor vem a compreensão. Com a compreensão vem a paciência. A paciência pode parar o tempo.
Demorei para compreender a verdade destes pensamentos.

Com o amor de Deus vem a divina graça. Com a graça vem a beleza suprema. A beleza suprema ilumina a vida.
Demorei para compreender a força destas verdades.

Com o perdão vem a misericórdia. Com a misericórdia vem a renovação. A renovação caminha na esperança.
Demorei para viver a dimensão destes pensamentos.

Com imaginação vem a superação dos limites. Com imaginação e paixão vem o sucesso. Se é possível imaginar, então é possível realizar.
Demorei para compreender que com imaginação e paixão é possível realizar até o impossível.

Com o silêncio vem a paz. Com a paz vem o equilíbrio e a harmonia. O pensamento trabalha na expressão do silêncio.
Demorei para trabalhar estes pensamentos no silêncio, porque minha cabeça costuma fazer muito barulho.

Com a autopercepção vem a automotivação. Com a automotivação vem a realização pessoal e profissional. A realização é a base do equilíbrio emocional.
Demorei para pensar nisto com toda a força da minha verdade.

Com bom humor vem a libertação dos sentimentos da nossa idiotice. Com bom humor tudo se suporta. Mais do que um estado de espírito, bom humor é uma visão de mundo.
Demorei para aprender a não levar a vida tão a sério, até mesmo porque ninguém jamais conseguiu sair vivo dela.

Com o sofrimento vem a educação para a compaixão. Com a compaixão vem a solidariedade ao próximo. A solidariedade é a manifestação da bondade.
Demorei para fazer destes pensamentos uma humilde verdade.

Com a igualdade verdadeira vem a amizade. Com a amizade vem o amor puro e verdadeiro. A verdadeira amizade une dois corações num só coração.
Demorei para compreender que a amizade não se deseja, não se sonha, mas se cultiva.

Com o desejo vem a tentação. Com a tentação vem a ansiedade. A ansiedade quase sempre é sufocante e onde ela começa a fé termina.
Demorei para compreender estes pensamentos profundamente singelos.

Com a dúvida vem o questionamento. Com o questionamento vem o conhecimento. O questionamento nos torna seres essencialmente pensantes e embasa nossa razão de ser.
Demorei para assimilar estes pensamentos inquietantes.

Com autorrespeito vem a disciplina. Com disciplina e organização vem a recompensa. Somente com disciplina, que é a habilidade de dizer não a si mesmo, se obtém grandes benefícios.
Demorei para me impor estes pensamentos disciplinadamente.