Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Para que serve a arte?

Não foram poucas as vezes que os alunos-leitores das escolas em que tenho visitado como ‘Autor Presente’ me perguntaram para que serve a arte.

Não foram poucas as vezes que os alunos-leitores das escolas em que tenho visitado como ‘Autor Presente’ me perguntaram para que serve a arte. Na maioria das vezes a pergunta vem carregada de um sorriso de asa quebrada no canto da boca. Se você também quer saber a resposta, por favor, venha comigo até lá embaixo, no ponto final. Antes disso, é preciso concordar que arte é uma forma de expressar emoções e contar histórias, por meio de valores estéticos, entre os quais a beleza, a harmonia e o equilíbrio. Tudo isso representado na música, literatura, dança, escultura, pintura, cinema, teatro, entre outras manifestações.
Para que serve a arte?
A arte serve para fumigar as pragas que infestam o cotidiano. Poucos adivinham que a arte lança boias aos náufragos. Apenas alguns poucos sabem que a arte atordoa a moralidade caquética, a mediocridade do cotidiano e a insanidade do mundo cão. Só alguns poucos têm a lucidez para entender que arte ensina a pensar e a sentir. Aprender a pensar e a sentir é ser livre. A arte é uma maneira diferente de ver o mundo. Ver beleza onde não tem.
Para que servem os livros?
Os livros servem para inspirar sonhos. Livro não é um objeto, como uma lata. Livro é uma ferramenta como um abridor de latas. Em vez de abrir latas, abre as janelas da alma. O livro é uma ferramenta como um martelo, com a diferença de que em vez de pregos planta ideias na nossa cabeça. Quem lê tem mais vontade de viver.
A poesia para que serve?
A poesia serve para salvar o homem. A poesia é uma máquina de comover. Sem ela seríamos robotizados. Escrevi ainda há menos de vinte minutos: Escondo a dor / atrás do muro / verdejado de musgo / iluminado de escuro.
A pintura para que serve?
Guernica (foto) de Picasso nos ensina a viver. Girassóis de Van Gohg nos mostram a passagem do tempo. Mona Lisa (ou A Gioconda) de Da Vinci nos remete aos mistérios da vida. As Banhistas de Cézanne nos ajuda a aprofundar a análise da geometria fundamental da natureza. As telas de Bottero nos ensinam a ver o volume como sensualidade.
O cinema, para que serve?
O cinema serve para ficar torcendo pelo bandido? Para achar que os heróis são indestrutíveis? Para ficar a noite inteira tentando lembrar o nome do filme? Para aprendermos a desmontar um fuzil, cavar um túnel, fazer uma corda com lençóis? Para tentar achar erros de continuidade? Como disse Federico Fellini: “O cinema é um modo divino de contar a vida” ou, como afirmou Jean-Luc Godard, “Cinema é a fraude mais bonita do mundo”. O cinema nos ajuda a esquecer os aspectos desagradáveis da vida e dissipar a angústia que nos invade.
Para que serve a dança?
Onde a alma poderia descrever as mais incríveis parábolas senão na dança? Dançar é entrar no ritmo da vida.
A música para que serve?
A música é o melhor instrumento para tocar o coração do mundo. Ouvir música é como sentir saudade de algo que nunca tivemos e talvez nunca venhamos a ter. Música é a voz de Deus.
E, então, para que serve a arte?
A arte serve para educar o homem esteticamente. Sem arte nos descolorimos. Sem arte nos encarquilhamos e nem o mais potente dos químicos consegue remover. Sem arte somos uma estrela que perde o brilho e se apaga. Sem arte não seríamos seres humanos, mas meras toupeiras. Deus não nos deu as ferramentas necessárias para transcender, por isso precisamos de arte. Precisamos de arte porque a realidade não nos basta.