Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Impossível?

Gostaria de convidar você, prezado leitor, a entrar no mundo da imaginação. Impossível?

Gostaria de convidar você, prezado leitor, a entrar no mundo da imaginação. Impossível? Claro que não, pois "Se é possível imaginar, é possível realizar", como disse Walt Disney que inspirou a crônica neste finalzinho de 2009. Mais do que ninguém, Disney soube deixar a mente livre para chegar ao que parecia impossível até então e depois é que foi buscar os meios para realizar o "impossível". O que teria acontecido se o genial Walt Disney tivesse aplicado as técnicas de planejamento tradicionais, dando ênfase excessiva aos números e dificuldades que teria pela frente? Por certo, uma das mais belas, criativas e audaciosas maravilhas temáticas do mundo moderno não teria sido realizada. "Se é possível imaginar, é possível realizar", afirmou Walt Disney que, com a ajuda do irmão Roy, transformou o sonho de alegrar as pessoas, criando uma companhia que nem ele mesmo seria capaz de imaginar, com mais de 45 mil colaboradores somente nos seus parques temáticos que encantam milhões de pessoas todos os anos. Na verdade, não há sonhos impossíveis, o que há são pessoas que não acreditam que podem realizá-los. Você bem sabe que a mente humana tende a ficar bloqueada pela força da rotina. Quando usamos a imaginação, ou seja, quando agimos e pensamos de forma diferente da rotineira, forçamos a mente a encarar o mundo de outros e inusitados ângulos, o que nos permite ir além das nossas possibilidades. Tudo é sonho e imaginação no começo, disse Monteiro Lobato, para acrescentar: nada do que o homem fez teve início de outra maneira e tantos sonhos já se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum. Segundo Rosário Ferré, a imaginação é o combustível mais poderoso que existe. Quando nos dispomos a aprender a fazer coisas de forma entusiasta e abordá-las com determinação, disciplina, criatividade e sensibilidade, realmente conseguimos. É o impulso de explorar, descobrir e melhorar que promove as mudanças e as inovações necessárias para o avanço em tudo o que imaginamos, tanto nos aspectos pessoais como profissionais. O nosso desafio é usarmos a imaginação, sem limitação em conceitos de possível e impossível. Vamos criar formas diferentes, inovadoras e melhores de quebrar paradigmas e provocar mudanças para nos aproximarmos de verdade. E as artes circenses talvez exemplifiquem o conteúdo desta crônica: "Se é possível imaginar, é possível realizar", pois desafiam os céticos e comprovam que é possível realizar coisas que nos parecem, em um primeiro momento, impossíveis. Inspirados na fantástica arte circense, vamos poder desafiar o equilíbrio e a gravidade e fazer coisas que sequer fomos capazes de imaginar um dia conseguir realizá-las. Vamos entrar no mundo da imaginação. Com imaginação e paixão, superamos todos os limites. Com imaginação, ousadia e criatividade, vencemos obstáculos. Com imaginação e motivação, alcançamos a verdadeira felicidade. Vamos imaginar o que é necessário, depois o que é possível e quando vamos ver, estaremos realizando o impossível!