Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Direita ou esquerda, o teste

Ainda ontem, com o horário eleitoral gratuito e o calor do debate político perto de seu ponto de ebulição, um amigo de longa data me perguntou:

Ainda ontem, com o horário eleitoral gratuito e o calor do debate político perto de seu ponto de ebulição, um amigo de longa data me perguntou:

– Qual é sua posição afinal, direita ou esquerda?

De bate-pronto respondi que vivo mancando da perna esquerda para não repetir o passo direito da maioria do rebanho.

Caso você, indeciso eleitor, tenha dúvidas se pende mais para a direita ou para a esquerda, existem alguns testes do perfil ideológico que podem ajudá-lo a descobrir em que ala você se enquadra.

Quer tentar fazer um teste?

Claro que não se trata de qualificar posturas que permitem uma identificação ideológica. Trata-se simplesmente de um teste para fazer uma higiene mental.

Se você acha que mundo vai mal e tende a piorar, você é de esquerda, mas se acha que o mundo vai bem e irá melhorar ainda mais, é de direita.

Os animais domésticos também podem ajudar a tirar suas dúvidas ideológicas.

Se você prefere um bichano a um cachorro, tem simpatia pela esquerda.

Formiga é de esquerda, abelha é de direita. Raposa é de esquerda, urso é de direita.

Se você gasta mais tempo planejando algo do que executando, se encaixa no time da esquerda, sem sombra de dúvidas. Sem sombra de dúvidas é pender para a direita.

Se você acha que as drogas são descriminalizadas, pois é o usuário que sofre as consequências, tem inclinação à esquerda; porém, se defende a proibição uma vez que toda a sociedade sofre as consequências, você manifesta tendência a ser de direita.

Se você acredita que o governo deve ser o maior responsável por investimentos para a economia crescer, está alinhado com o pensamento da esquerda. Caso você pense que as empresas privadas deve ser as maiores responsáveis por investimentos para economia crescer, está de acordo com o pensamento de direita.

Se você acha que o menor de idade que comete um crime deve ser reeducado, então você é de esquerda, mas se, ao contrário, você acha que todo criminoso menor de idade deve ser punido com reclusão atrás das grades, então você é de direita.

Calma, o teste não termina aqui...

Caixa de fósforos é de direita. Isqueiro é de esquerda.

Palito de dentes é de esquerda. Fio dental é de direita.

Catchup é de direita. Mostarda é de esquerda.

Karl Marx é de esquerda. Groucho Marx é de direita.

Lobão é de direita. Marcelo Paiva é de esquerda.

Impotência é de esquerda. Ejaculação precoce é de direita.

Paixão é de esquerda. Amor é de direita.

Suco natural é de direita. Refrigerante é de esquerda.

Feijão é de esquerda. Arroz é de direita.

Vinho é de direita. Cerveja é de esquerda.

Dia é de direita. Noite é de esquerda.

Para ser sincero com você, deixando de lado essa discussão estéril, só sei que o esquerdista fanático e o direitista visceral são dois perfeitos idiotas.