Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Luís Ferrarini - In Memoriam

Flávio Ferrarini

In memorian

Natural de Nova Pádua, Flávio Luís Ferrarini mudou ainda adolescente para Flores da Cunha (RS), onde fixou residência. Era publicitário e colunista dos jornais O Florense – desde seu início, em 1988 – e Semanário, de Bento Gonçalves. Além disso, Ferrarini, colaborava com vários sites literários.

Entre seus reconhecimentos, está o empréstimo de seu nome à Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e ter sido escolhido Patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como o de José Paulo Paes, ensaísta, poeta e tradutor brasileiro. Ferrarini acumulou resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

Flávio Luís Ferrarini publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de dezessete obras, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, poesia em prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. O colunista morreu em um acidente de trânsito em 16 de junho de 2015. Suas crônicas permanecem no site como forma de homenagem póstuma.

 

Contatos

Dia da Árvore

Hoje, dia 21 de setembro, comemorou-se o Dia da Árvore. A má notícia é que o gato subiu no alto do ipê amarelo. A boa notícia é que ainda temos chance de continuar compartilhando o planeta com mais de 50 milhões de árvores, fungos, animais e outras formas de vida.

Hoje, dia 21 de setembro, comemorou-se o Dia da Árvore.
A má notícia é que o gato subiu no alto do ipê amarelo. A boa notícia é que ainda temos chance de continuar compartilhando o planeta com mais de 50 milhões de árvores, fungos, animais e outras formas de vida.
Futuro sustentável
As florestas regulam o clima e absorvem carbono. Se cada pessoa plantar uma árvore, o planeta Terra todo colherá bons frutos. Plante essa ideia.
Recursos naturais
Recicle vidro, plástico, ferro, alumínio... O vidro leva 500 anos para se decompor na natureza; o plástico, 450 anos; a lata, 100 anos; e o alumínio, de 200 a 500 anos.
Consumo mais responsável
Seja um consumidor responsável: evite produtos com excesso de embalagens. Prefira produtos de empresas socialmente responsáveis e utilize sua própria sacola.
Ar mais puro
Papéis se acumulam em casa, no trabalho e em toda a parte. Cumpra bem o seu papel, seja responsável no uso: destine o papel à reciclagem e adquira papel oriundo de florestas plantadas.
Planeta mais vivo
Opte sempre por móveis, infraestrutura de construções e utensílios domésticos fabricados com madeira certificada.
Mudança de atitudes
Pense, reflita, mude. Leve sua ecobag na bolsa ou no carro para carregar compras inesperadas. Para as compras, há ecobags de plástico durável, de lona, de palha de milho, etc.
Apagão urbano
Milhares de novos automóveis passam a circular por dia, ou melhor, a ficar presos nos congestionamentos. Ajude a evitar o “apagão urbano” que está por vir; procure utilizar mais os transportes alternativos.
Quintal e calçadas
Evite usar a água da mangueira para empurrar a sujeira em calçadas, garagem ou quintal. Varra-a e recolha-a antes. Com isso, você economiza e reduz o desperdício de água potável.
Rios mais vivos
Prefira sabão em pó e detergente com pouco ou nenhum fosfato na fórmula, responsável pela espuma. Ao cair nos rios, a espuma favorece a produção de algas, diminuindo a oferta de oxigênio aos peixes.
Economia verde
Prefira sempre produtos com as devidas certificações ambientais e sociais para a economia continuar a crescer sem esgotar os recursos naturais.
Maior compartilhamento
Evite usar o carro em horários e locais de maior congestionamento. A cada 20 minutos em um congestionamento é desperdiçado um litro de combustível.
No dia a dia
Inclua atitudes saudáveis em seu dia a dia: opte por lâmpadas de baixo consumo, como as compactas fluorescentes e as LEDs, e não deixe os aparelhos elétricos em stand by – tire-os da tomada quando não estiverem em uso.
Economia de água
Procure encurtar o tempo do banho, pois a cada minuto podem ser economizados mais de 15 litros de água. Ao regar as plantas do jardim ou gramado, faça-o cedo pela manhã, antes que a umidade se evapore.
Novas gerações
Busque conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e alertá-las sobre problemas como desmatamento, poluição e extinção das espécies animais e vegetais.
Praticar o bem
Lembre-se que sustentabilidade não é só seguir ações práticas de cuidado com o meio ambiente, mas também ser bom e praticar o bem.