Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Tendência: você sabe realmente o que essa palavra quer dizer?

Aqui vamos saber diferenciar dois conceitos básicos: as macrotendências e as microtendências

Bastante comum, esta é uma escrita que eu pretendo utilizar com frequência por aqui. Afinal, quem é que não gosta de ficar por dentro das últimas novidades deste universo da moda e beleza? Mas e vocês, sabem realmente o significado dessa palavra?
Na coluna de hoje, eu poderia ter trazido logo de cara alguma das principais ‘trends’ que venho acompanhando em minha área, mas, desta vez, eu resolvi ser um pouco mais didática e explicar a vocês o que está por trás dessa palavra, para que vocês possam compreender de que forma os itens que consumimos chegam até a gente. Vamos nessa?
Tendência, diferente do que a grande maioria das pessoas pensam, não é exatamente um produto, e sim um comportamento que nasce a partir de um grande contexto histórico ou das necessidades humanas. Nós, consumidores, recebemos e identificamos, em geral, apenas o lado estético, mas não imaginamos tudo o que está por trás dos itens que consumimos.
Uma tendência de moda não nasce e nem morre ‘do nada’. O que vemos como tendência, na superfície, é justamente o seu auge e a confirmação de profundos estudos sobre o comportamento humano e o contexto social que deram origem à previsão daquela tendência. Mas, para entender seu surgimento até seu auge, em forma de produto, é importante saber diferenciar dois conceitos básicos: as macrotendências e as microtendências.

Macrotendências x Microtendências

As macrotendências são caracterizadas por abrangerem diferentes aspectos da sociedade, como um todo, analisando possíveis mudanças de comportamento, fenômenos socioculturais, e outros eventos de impacto, que possam modificar a forma como construímos ou remodelamos nossos hábitos. Estas mudanças, fenômenos ou eventos, normalmente exercem grande influência em nosso futuro, afetando diversas áreas, como: política, economia e cultura, alterando a forma como os consumidores enxergam diferentes produtos e suas necessidades de consumo.
O estudo das macrotendências é de extrema importância para diversos segmentos, como: arquitetura, design, decoração, saúde, moda, entre outros, pois normalmente representam tendências de grande impacto e longa duração, as quais são bastante relevantes (e possivelmente lucrativas) para qualquer negócio.
Para entendermos melhor, vamos pegar o exemplo do coronavírus, fenômeno mundial que gerou um comportamento diferente na sociedade. O isolamento social resultou em um maior crescimento do mercado online, valorizou as marcas locais e também exerceu grande influência no vestuário. Passando mais tempo em casa, grande parte das pessoas começaram a valorizar, ainda mais, peças confortáveis.
Por outro lado, temos as microtendências, que são a materialização de uma macrotendência. Elas são menores e menos abrangentes. Elas chegam mais rapidamente até nós, consumidores, mas também desaparecem logo, com o intuito de promover o consumo. Elas são tangíveis, ou seja, é algo que podemos ver ou tocar. Ex: uma cor, um tecido, uma estampa, uma modelagem inusitada, um detalhe…
O acesso para as microtendências é muito mais rápido, e leva de 1 a 2 anos aproximadamente.
Além do mais, vale lembrar que uma microtendência pode ser ou um hit de temporada, isto é, aquela peça que todos estão usando, como por exemplo, a muscle tee (regata com ombreiras), ou ela pode ser uma tendência remanescente, que nada mais é do que aquela peça que já existia, mas que veio sofrendo pequenas atualizações a cada temporada. Ex: chemise, peça já conhecida mas que apareceu com uma modelagem, tecido ou até caimento diferente, e etc.
 

Por fim, entendemos que as microtendências são resultados de uma macrotendência e de estudos de comportamentos realizados muito tempo antes do produto chegar até as prateleiras das lojas. Precisamos entender, também, que uma microtendência nem sempre funciona para todos. Por isso, é importante não só nós consumidores identificarmos nossos gostos, bem como as empresas também entenderem o comportamento e as preferências do seu público, para saber se aquela microtendência fará sentido ou não para os seus clientes.

Agora que vocês já estão mais familiarizados com o termo, vou preparar um conteúdo muito legal para a próxima semana, sobre as tendências que mais se destacaram e que eu venho acompanhando até então.

Um abraço e até a próxima semana!