Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Filmes, séries e documentários para quem ama moda

Espero que esses títulos possam encantar e alimentar a alma criativa que há em você

Nesta matéria, resolvi trazer algumas dicas de programas de TV para quem tem paixão pela moda, assim como eu! Com a chegada do inverno, tendemos ainda mais a ficar enrolados nas cobertas curtindo o conforto da nossa casa, e para esses momentos, nada melhor do que ter uma boa programação para maratonar, não é mesmo?!
Para facilitar na hora da escolha, separei aqui, não somente filmes, mas também dicas de séries e documentários que irão fazer você mergulhar mais fundo nessa fascinante indústria da moda. Nessa seleção, você irá encontrar temas diversos, desde história e informação de moda, até opções leves e inspiradoras, com produções de tirar o fôlego! Espero que esses títulos possam encantar e alimentar a alma criativa que há em você!

FILMES

O Diabo veste Prada (2006)
Definitivamente um dos mais impactantes filmes de moda da história do cinema, “O Diabo veste Prada” fez milhares de mulheres ao redor do mundo desejarem trabalhar com moda. A história, baseada em fatos reais, gira em torno de Andy, uma jornalista ambiciosa que acaba se tornando assistente pessoal da diretora chefe da revista de moda mais importante do mundo. Não tem como não se apaixonar pelas personagens e pelo mood do filme.

Casa Gucci (2021)
“Casa Gucci” é um filme que retrata a história real da família Gucci, uma das mais renomadas marcas de moda italiana. A trama se desenrola ao redor do império da moda construído pela família, revelando intrigas, disputas e traições que culminam em um trágico assassinato. Dirigido por Ridley Scott e com um elenco de peso, incluindo Lady Gaga, Adam Driver e Jared Leto, “Casa Gucci” é um mergulho na história por trás dessa renomada marca.

Coco Antes de Chanel (2009)
“Coco Antes de Chanel” é um filme sobre moda que conta a história de uma das maiores estilistas de todos os tempos, Gabrielle Chanel, antes de ela se tornar a famosa Coco Chanel. O filme apresenta um figurino elegante e minimalista, mostrando como Gabrielle Chanel revolucionou a moda ao introduzir peças femininas e confortáveis em uma época em que as mulheres usavam espartilhos e saias volumosas.

SÉRIES 

Emily In Paris (2020)
Apesar de gerar muita polêmica desde o seu lançamento, não tem como negar o sucesso e a força que “Emily In Paris” tem. A série, original da Netflix, gira em torno da executiva de marketing, Emily Cooper, que é contratada para fornecer uma perspectiva americana em uma empresa de marketing em Paris. A produção, apesar de super atual e cheia de reflexões interessantes, ainda possui estereótipos antiquados e desconexos da realidade.

The Bold Type (2017)
Essa é uma série leve e gostosa de assistir, que conta a história de três melhores amigas e seus respectivos empregos e desafios dentro da revista feminina que trabalham. Apesar de super divertida, a série sempre une comédia e drama para criar episódios que abordam temas extremamente necessários e urgentes, como o racismo, o machismo presente no mercado, os posicionamentos políticos e muito mais. 

Girlboss (2017)
A série americana “Girlboss” é inspirada na trajetória de Sophia Amoruso, uma jovem que iniciou a vida vendendo roupas de brechó no eBay e que, com seu espírito empreendedor, construiu um império da moda de 100 milhões de dólares. Este é o tipo de série que prende a atenção do espectador por muitos motivos, mas, em especial, pela história de superação, provações e espírito empreendedor da protagonista, sem contar os figurinos incríveis e a trilha sonora primorosa.

DOCUMENTÁRIOS

The True Cost (2015)
A queda do Rana Plaza e outros desastres em fábricas de Bangladesh são discutidos nesse documentário que questiona o real valor de uma camiseta custar cinco dólares. Espere encontrar relatos emocionantes de trabalhadores que ganham 3 dólares por dia, produtores de algodão, ativistas e economistas que fazem um ótimo balanço sobre o sistema produtivo varejista.

Iris, Uma vida de Estilo (2014)
Este documentário fala sobre a lendária Iris Apfel, ícone da moda, que aos 93 anos continuou sendo uma das maiores referências de ousadia, personalidade e estilo. Iris quebra todos os paradigmas da moda e toda a ideia de valorização extrema da juventude. O filme gira em torno da maior filosofia de vida de Iris: “quando ela parar de entreter o mundo consigo mesma e sua aparência, o mundo perde o valor”.

The September Issue (2009)
Considerado um dos documentários de moda mais importantes já feitos, o título acompanha o processo de criação da edição de Setembro da Vogue Americana, considerada a mais importante do ano. Vista como a ‘Bíblia da moda’, a edição de Setembro é o resumo de todo o ano. Durante seus 90 minutos de duração, vemos os acertos e erros, lados bons e ruins, além da realidade de todo o processo de criação da edição.