Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

CONTRASTE PESSOAL, você já ouviu falar?

Entenda o que é, identifique o seu e aplique essa técnica no seu dia a dia

Dentro da Consultoria de Imagem, uma etapa muito conhecida é a coloração pessoal, e neste teste um dos elementos levados em conta é o contraste que cada um de nós temos. 
É possível descobrir este contraste, a partir da análise entre a cor da nossa pele, a cor dos nossos cabelos, olhos, sobrancelhas e boca. Para alcançar um equilíbrio e harmonia dentro da comunicação visual, além de utilizar as cores que mais realçam a nossa beleza, é ideal também respeitar o nosso contraste pessoal.
Para identificar o seu é preciso observar os elementos citados acima, ou seja, a diferença existente entre a cor da sua pele com seus olhos, cabelo, sobrancelhas e boca. Uma pessoa de baixo contraste é aquela na qual a pele e conjunto tem cores próximas. Por exemplo, uma pessoa de pele clara, cabelos, olhos e sobrancelhas claros, terá baixo contraste. 
Já aquela pessoa de pele clara ou levemente pigmentada e o conjunto de cabelo, olhos e sobrancelhas do loiro escuro ao castanho médio, provavelmente será classificada como médio contraste, já que há diferença entre pele e conjunto, mas não é algo de destaque. 
Por fim, a mulher que possui uma pele muito clara e o conjunto de olhos, cabelo e sobrancelhas bem escuros, será uma mulher de alto contraste. Já que a sua pele é o oposto da cor do conjunto.

Após compreender a diferença entre os contrastes, analizar o seu rosto e descobrir qual é o seu contraste pessoal, vou mostrar de que forma isso poderá ajudar você. 
Para manter a harmonia do look de acordo com o seu conjunto, é importante que, tanto as peças de roupa, quanto a maquiagem e os acessórios, sigam o seu contraste pessoal. 
Na prática, por exemplo, uma mulher de pele negra, com cabelos, olhos e sobrancelhas bem escuros, possui um baixo contraste. Para manter o equilíbrio no look é importante que ela use cores escuras, profundas, para não fazer contraste no conjunto e mantê-lo baixo.
Agora pensem em uma mulher de pele branquinha, com cabelos, olhos e sobrancelhas bem claros e uma maquiagem muito escura, com batom marcante? Sem dúvidas, essa opção de maquiagem fará um alto contraste com o seu conjunto, desequilibrando toda a comunicação visual. Veja o exemplo abaixo:

Maquiagem correta para o contraste de pele X maquiagem inadequada.

Quando usamos uma peça de roupa, maquiagem ou acessórios que saiam do nosso contraste pessoal, os seus efeitos podem ser negativos. Diferente da cartela de cor, o contraste de pele muda quando fazemos alguma intervenção no nosso rosto. Micropigmentação, tintura do cabelo, uso de batom… por isso, é muito importante entender o seu objetivo de imagem, sua estratégia na hora de vestir, para saber o que fazer com essas informações. 
Dentro da consultoria de imagem, no momento do teste de coloração, a consultora fará o seu teste de contraste pessoal e irá te guiar até os melhores caminhos para manter o equilíbrio na sua pele e conjunto. 

Espero que essa matéria tenha ajudado!
Até a próxima semana!