Círculo cromático, você já conhece?
Aprenda o que é, para que serve e como utilizá-lo
Hoje em dia fala-se muito sobre o teste de coloração pessoal no universo da consultoria de imagem, e junto com ele acaba-se conhecendo também o círculo cromático e as cartelas de cores. Por isso, dentro da consultoria de imagem, o uso dessas ferramentas são pontos importantes para trazer mais cor para o armário e valorizar fisicamente a pessoa em questão.
Para quem não conhece, o círculo cromático é um instrumento que auxilia na combinação das cores. Ele possui 12 cores que são formadas a partir das três primárias – azul, amarelo e vermelho. Com a mistura das primárias, chegamos a mais três tonalidades, chamadas de secundárias – laranja, verde e roxo. Por fim, completamos as 12 cores misturando as primárias com as secundárias.
No círculo cromático também temos os níveis de saturação de cada cor, que vai do tom mais vibrante e forte até o mais claro, do tipo tons pasteis e candy colors. Ele também é dividido ao meio entre cores frias – verdes, violetas, azuis – e cores quentes – rosas, vermelhos, laranjas e amarelos.
Para utilizar o círculo cromático, você não precisa necessariamente saber qual é a sua cartela de cores. Esse instrumento, além de te auxiliar a entender possíveis combinações entre as tonalidades e seus significados, também é muito utilizado na hora de criar o mix de estampa dentro do look, já que ajuda bastante na identificação da cor principal da estampa e avaliação de qual seria a outra que casaria com essa principal.
Utilizar o círculo cromático é muito fácil! Basta ter a ferramenta em mãos, seja ela física ou por aplicativos no celular, e escolher a cor que você deseja usar. Existem diversos Apps com este recurso disponível. Eu baixei o “Color Wheel” em meu celular e tenho acesso a ele sempre que eu quiser (fica a dica). Após escolher a cor desejada, o círculo irá apresentar diversas combinações possíveis, são elas: complementar, análoga, tríade, complementar alternada, tétrade ou quadrada (falarei sobre cada uma delas em uma próxima matéria). Mas, não se assuste, essas combinações são definidas pela posição que as cores se encontram no círculo.
O mais importante, depois de escolher o seu tipo de combinação, é observar quais as demais tonalidades que o círculo cromático te aponta como opções positivas para combinar com o vermelho, por exemplo. Dentre essas opções, escolha a que mais se aproxima do que você tem dentro do armário e pronto! Sucesso garantido!
Além de te ajudar na hora de combinar o look, o círculo de cores é um excelente aliado para construção do armário cápsula. Depois do teste de coloração, escolha de 6 a 8 tonalidades, dentro da sua cartela de cores, que combinem facilmente entre si! Essas cores são responsáveis por seu armário cápsula… um guarda roupa funcional, onde todas as peças harmonizam! Não só isso, o círculo cromático também te possibilita a montar paletas de cor, ou seja, combinações certeiras para qualquer contexto necessário. Se você ainda não conhece, eu indico muito!
Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo pelo Instagram que eu terei o maior prazer em te ajudar!