Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Calças Jeans: Conheça um pouco da sua história e os modelos mais populares

O jeans, como conhecemos hoje, tem suas raízes no século XIX e inicialmente era utilizado como uniforme de trabalho pelos mineradores no Oeste dos EUA

Nessa matéria, resolvi escrever sobre uma das primeiras peças de roupa que nos vem em mente quando o assunto é versatilidade e atemporalidade: a calça jeans! Isso porque, este modelo é capaz de conquistar diferentes idades e estilos, além de se adaptar a inúmeras ocasiões. Com ele, é possível compor looks básicos, despojados e até mais elaborados, tudo dependendo da combinação de peças. Mas antes de nos aprofundarmos nos diferentes modelos existentes, que tal conhecer um pouco da sua história? 
O jeans, como conhecemos hoje, tem suas raízes no século XIX. Inicialmente ele era utilizado como uniforme de trabalho pelos mineradores no Oeste dos EUA e, tempos depois, devido a sua grande resistência e durabilidade, acabou despertando atenção e ganhando espaço entre os Cowboys. No entanto, foi somente entre as décadas de 1950 e 1960 que o jeans ganhou popularidade, graças à cultura do rock 'n' roll entre os jovens.
Hoje, após tantas mudanças na história, o jeans continua sendo uma peça essencial do guarda-roupas e está sempre se adaptando à moda. Independente do contexto histórico e das tendências do momento, é importante encontrarmos um modelo que se encaixe nas nossas preferências, rotina, trabalho, estilo, e etc. 
Por isso, te convido a conhecer um pouco sobre cada modelo e eleger o seu preferido do momento!

 

 

Skinny
Esse é um dos modelos mais populares dos últimos tempos. Ele possui as pernas mais ajustadas e valoriza as curvas do corpo. Essa modelagem fica ótima quando equilibrada com partes de cima mais soltinhas. Dependendo do seu uso, pode ser que esta peça encurte a silhueta, por isso é interessante atentar-se a alguns detalhes como o equilíbrio de proporções e contrastes de cores usados no look.

 

 

 

Mom
Esse é um modelo de calça jeans comumente usado pelas mães nas décadas de 1980 e 1990, e foi resgatado como tendência de moda vintage nos últimos anos. Sua modelagem é reta, um pouco mais ampla na região das coxas e quadril e sua cintura é alta, por isso, é uma ótima opção para quem deseja marcar a cintura e alonga a silhueta.

 

 

 

Flare
Esse modelo de calça jeans é mais ajustado na região das coxas e se alarga da altura dos joelhos em direção às bainhas. É uma ótima pedida para quem deseja alongar a silhueta e até mesmo conquistar um visual mais elegante no look.

 

 

Wide leg
Reconhecida por suas pernas largas, esse modelo traz um ar fashionista para o look, além disso, é perfeita para quem não abre mão do conforto, sem perder o estilo. Ela pode ser combinada com blusas mais ajustadas ou croppeds, e até com terceiras peças de comprimentos menores para criar um contraste interessante no look.

 

 

 

Straight
Esse é aquele modelo clássico que nunca sai de moda. Ele possui pernas retas, mantendo uma largura uniforme da coxa até a bainha, sendo levemente ajustado ao corpo. Essa opção é ótima tanto para looks casuais quanto para looks um pouco mais elegantes, ainda que informais. Além disso, ela ajuda a disfarçar quadris mais largos ou pernas mais grossas.

 

 

 

Pantacourt
Essa calça possui comprimento midi, terminando na altura da panturrilha, ou um pouco acima do tornozelo. Ela é caracterizada por suas pernas largas e amplas, proporcionando conforto e uma silhueta solta. Em alguns casos, o seu comprimento pode encurtar a silhueta, por isso, uma sugestão é combina-la com calçados ou partes de cima semelhantes ao tom da calça.