Bolsas icônicas
Conheça quatro modelos clássicos que marcaram a história da moda e continuam sendo objeto de desejo nos dias de hoje
Para a matéria deste mês, resolvi trazer um pouco da história da moda, e o assunto escolhido foi sobre um acessório indispensável no universo feminino: as bolsas!
Podemos afirmar que elas são oficialmente nossas companheiras de todas as horas, não é mesmo? Seja no dia a dia, no passeio do fim de semana, na balada, no jantar, sempre elegemos um modelo que irá nos acompanhar. Seu objetivo inicial era ajudar a carregar os itens pessoais de maneira prática, mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada na moda que se tornou um item obrigatório em qualquer look.
No interior delas, cada um carrega o que julga fundamental para se ter longe de casa, e por fora sua estética revela uma parte da personalidade de quem a carrega. Existem diversas opções com materiais, formatos, tamanhos e cores, para todos os gostos e interesses. No entanto, alguns modelos específicos acabam despertando um desejo maior, seja por sua funcionalidade, estética, história, entre outros elementos que atribuem valor a uma bolsa.
E foi com o passar do tempo e a evolução da moda que alguns modelos específicos acabaram ganhando destaque, se tornando as bolsas mais icônicas da história, mundialmente conhecidas e desejadas. A história de como cada uma dessas bolsas foram criadas e conquistaram esse status é tão cativante quanto o seu design, e vale a pena conferir!
Por isso, separei quatro modelos de bolsas clássicas que se você, assim como eu, ama tudo que está relacionado com a moda, precisa conhecer! Vamos lá?
Birkin - HERMÈS
Esta é um bolsa que dispensa apresentações. Ela leva esse nome por causa da atriz Jane Birkin, e entrou em cena em 1984. Em uma de suas viagens de avião, naquela época, Sra. Birkin sentou-se ao lado de Jean-Louis Dumas, então presidente-executivo da Hermès. Conta a história que, naquele dia, a bolsa de palha que ela usava teria caído no chão com todos os seus pertences, e após queixar-se da situação com Dumas, os dois teriam debatido a viagem inteira sobre como seria uma bolsa perfeita, grande o suficiente para viajar e, ao mesmo tempo, elegante, com fechos que protegessem o conteúdo. Após três anos deste evento nascia uma das bolsas mais desejadas da moda, a Birkin. Hoje, esse modelo é um dos mais caros do mundo.
2.55 - CHANEL
Essa é, de longe, uma das bolsas mais conhecidas e desejadas do mundo. Esse modelo foi criado por Gabrielle Chanel em 1955, por isso o nome 2.55. O modelo é feito em couro acolchoado (matelassê) e possui uma alça dupla com correntes para ser usada nos ombros, pois Chanel não via nada mais feminino do que uma mulher com as mãos livres, o que era incomum em sua época, onde as bolsas de mão acabavam sendo as mais utilizadas. Outra curiosidade é que o seu interior, na cor vinho, foi inspirado no uniforme que Gabrielle usava no convento. Atualmente existem sete tamanhos disponíveis da Chanel 2.55.
Lady Dior - DIOR
Este modelo foi criado em 1995 por Gianfranco Ferré, estilista da Dior, na época, exclusivamente a pedido da primeira-dama da França para presentear a princesa Diana em uma de suas visitas a Paris. Em seguida, Diana foi fotografada com o presente em diversos momentos e isso fez o modelo ser batizado como Lady Dior, tornando-se um clássico da marca. O modelo possui berloques metálicos com as letras que formam o nome da grife. Sua costura matelassê do couro de cordeiro, nas versões mais clássicas, é inspirada no cannage, uma técnica utilizada na trama das cadeiras de Napoleão III. Recentemente, o modelo é oferecido nos tamanhos pequeno, médio e grande, e em diversas outras versões.
Speedy - LOUIS VUITTON
A bolsa Speedy da Louis Vuitton é, sem dúvida, a bolsa mais icônica da marca. O modelo existe desde 1933 e era muito utilizado pelas mulheres em viagens. Mas foi em 1959 que Audrey Hepburn solicitou à maison que a fizessem num tamanho um pouco menor, e foi a partir daí, com muitas aparições da estrela de cinema usando a bolsa, que ela conquistou toda a sua fama. O modelo de couro em formato de baú é feito de lona encerada e revestida com o famoso monograma da marca. Ela é prática, maleável e muito espaçosa. Com o passar do tempo ela foi recebendo alguns ajustes e ganhando novas versões e tamanhos diversos.