Armário Cápsula
Entenda o que é e aprenda a montar o seu
Se você é daquele tipo de mulher que, ao abrir o armário fica perdida, nunca sabe o que vestir, ou acha que não tem roupas o suficiente, saiba que esse pensamento é muito comum. Isso geralmente acontece com aquelas pessoas que não reconhecem o seu estilo, seus gostos e suas necessidades do momento, e que, consequentemente, acabam comprando por impulso ou se preocupando mais em seguir tendências. Se você se identificou, saiba que o armário cápsula acaba sendo uma excelente alternativa para te auxiliar nessas questões.
Foi durante a década de 1970 que a estilista Susie Faux surgiu com o conceito do armário cápsula pela primeira vez. Segundo Faux, o armário cápsula consiste em um guarda-roupa com poucas peças, que são atemporais, versáteis e, principalmente, que combinam entre si. Hoje, com a proposta da moda sustentável e consumo consciente estar mais presente, o termo tem se popularizado ainda mais.
Uma das grandes vantagens ao criar um armário cápsula é a organização e a funcionalidade que ele proporciona em nosso dia a dia, sem contar na economia também. Isso porque, ele nada mais é, do que um conjunto de roupas e acessórios que combinam entre si, multiplicando as possibilidades de looks. Além disso, essas peças podem transitar em diferentes ambientes. Uma mesma calça pode ser usada para o trabalho como para um jantar ou até para a balada, por exemplo.
Vale lembrar que, uma só pessoa pode construir diferentes tipos de cápsulas. Existem cápsulas somente para o trabalho, outras para a academia, e até para alguns eventos pontuais, sempre de acordo com o estilo de vida que cada pessoa leva. Apesar disso, minha dica é criar uma cápsula com itens básicos, primeiramente, para que o seu guarda-roupa seja completamente funcional.
Agora que você já entendeu o conceito de um armário cápsula, que tal seguir algumas dicas e tentar montar o seu? Para isso, é preciso sempre analisar alguns aspetos que são essenciais para o sucesso do seu armário cápsula: o seu momento de vida, o dresscode do seu trabalho, o seu estilo pessoal e as cores da sua cartela.
Quando falamos em momento de vida, precisamos analisar o contexto em que estamos inseridos nos dias atuais. O que fizemos, como é o nosso trabalho, se somos estudantes ou não, se temos filhos, quais são as nossas prioridades na hora de se vestir, entre outros.
O dresscode do trabalho também é importante, aliás, é lá que passamos a maior parte do nosso dia. Sem contar que certas profissões possuem algumas normas de vestimenta. Por conta disso, é preciso estar confiante e se sentir bem neste ambiente.
Para identificarmos nosso estilo pessoal, levamos em consideração os 7 estilos universais: clássico, tradicional, romântico, criativo, básico, sexy e dramático. Se você ainda não sabe qual é o seu, a consultoria de imagem pode te ajudar. Porém, o mais importante é ter em mente que, mesmo tendo como base alguns desses estilos, o armário cápsula sempre será composto, primeiro, por peças mais neutras e fáceis de se combinar. Após completar esta primeira cápsula, é possível expandi-la, e investir em outras peças que sejam mais fashionistas!
Saber quais cores realçam ainda mais a nossa beleza é uma ferramenta maravilhosa. Sem contar que aprendemos a combinar melhor as cores entre si, a mensagem que elas transmitem, e isso nos proporciona ainda mais segurança e praticidade na hora das compras. Tudo isso trabalhamos dentro da consultoria de imagem também. Eu indico muito!
Agora é só conferir, abaixo, as 3 dicas que separei para você já colocar em prática e construir o seu armário cápsula, sem desculpas! Vamos lá?
Limpe o seu armário e separe as peças
Para isso, experimente todas as suas roupas e observe o caimento, o acabamento, se a peça possui algum defeito, e o mais importante: se ela compõe o seu estilo e faz você se sentir bem quando a veste. Para te facilitar no processo, antes de começar, separe looks que você gosta e se inspira. Uma dica é utilizar a plataforma Pinterest para buscar inspirações e estimular a sua criatividade. Separe as peças que serão doadas em uma pilha, organize as que precisam de ajustes em outra e guarde no seu armário as demais que resolveu manter.
Experimente
Esse é o momento de usar a sua criatividade! Todas as peças que ficaram farão parte do seu armário cápsula. Experimente-as e tente fazer combinações entre elas. Uma mesma calça combina com quantas blusas? Uma saia pode ser composição com quantas camisas? E por aí vai. Lembre-se dos looks que você separou de inspiração, eles podem te ajudar nesse processo criativo! É dessa forma que você vai identificar o que já está solucionado e o que você deve buscar para completar a sua cápsula.
Faça uma lista
Faça uma lista de tudo o que você percebeu que falta no seu guarda-roupa. Pode ser uma camisa social branca, uma calça reta preta, ou até uma bolsa mais neutra, por exemplo. A partir desse momento, você terá em mãos tudo o que deve procurar quando sair para comprar. Isso evita as compras por impulso e faz você focar apenas no que a sua cápsula está te pedindo. Lembre-se do que você já tem em casa e tente perceber se a peça que está na loja consegue ter um número médio de combinações com as demais.