6 dicas de maquiagem para o dia a dia
Independente do ambiente, seja ele de trabalho, happy hour, festa à noite ou, até mesmo, um evento importante, a roupa não será o único ponto a se preocupar
Nesta coluna, resolvi falar um pouco de um assunto que eu também amo: a maquiagem. Mas, calma aí, estou longe de ser uma expert nesse assunto, viu?! O fato é que esta, apesar de não ser a minha área, está diretamente ligada com a consultoria de imagem. Isso porque a maquiagem é mais um elemento dentro da comunicação visual e é um detalhe importante e que também precisa da nossa atenção.
Independente do ambiente, seja ele de trabalho, happy hour, festa à noite ou, até mesmo, um evento importante, a roupa não será o único ponto a se preocupar. Na verdade, são muitos elementos que, juntos, realmente transmitem uma imagem/mensagem, ou seja, o visual como um todo. É a roupa, a escolha da maquiagem, o cabelo, as unhas, o cheiro, a postura, o jeito de caminhar e de se comunicar, entre muitos outros. Dessa forma, a maquiagem acaba sendo um desses detalhes, e que quando esquecida, ou até mesmo exagerada, pode prejudicar a sua imagem.
Por este motivo, resolvi separar algumas dicas que eu considero essenciais na hora de pensar em uma maquiagem para o dia a dia, mas que você também pode aplicar em qualquer outra ocasião. Vamos conferir?
Cobertura leve
Uma vez eu pensava que o bonito era esconder todas as minhas imperfeições, ou seja, cobrir tuuuudo. Hoje eu abraço as minhas particularidades e procuro deixar a pele o mais natural possível. Até porque, quanto mais produto, maior é o cuidado e o “estrago” depois. Com o passar do dia, a base vai saindo e a pele vai exigindo retoques… Caso esses retoques não forem realizados, o efeito pode ser muito mais negativo do que uma pele sem maquiagem. Por isso, opte por bases de texturas mais finas, BB creams, protetores com cor ou apenas um corretivo em lugares estratégicos como olheiras, espinhas.
Sobrancelhas ajeitadas
As nossas sobrancelhas merecem toda a nossa atenção. Elas possuem um papel importantíssimo na expressão do rosto, por isso, um bom design vale o investimento! Mas calma, a naturalidade aqui também entra em cena, portanto, nada de sobrancelhas marcadas demais. Para conquistar harmonia no rosto, o tom da sobrancelha precisa conversar com a cor e o contraste natural do seu cabelo. Além disso, pentear os fios para cima e para fora também é uma maneira de ajudar a levantar o olhar. Aposte em um lápis ou sombra na cor certa para consertar as falhas e em um rímel incolor para pentear os fios e deixá-los em seu devido lugar.
Cílios valorizados
Acho que dá pra contar nos dedos a mulher que não usa rímel, não é mesmo? Os cílios trazem um destaque no olhar e dão um charme na maquiagem. Eu particularmente não vivo sem, mas também gosto da naturalidade. Cílios muito carregados pesam o olhar e acabam ficando too much para o dia a dia. Uma leve passadinha do meio para fora levanta o olhar e é suficiente para ficar bonito. Outra dica é passar apenas na parte superior, pois evita com que o rímel inferior transfira com o passar do dia, o que acaba realçando ainda mais as olheiras.
Uma leve corzinha
Um bom blush será sempre nosso amigo, mas nada de exagerar nele, ok?! A ideia é apenas para dar aquele “arzinho de saúde” que precisamos. Escolha um pincel adequado para blush e espalhe suavemente o produto com movimentos circulares nas maçãs do rosto, indo em direção as têmporas. Aposte nos tons de blush mais rosados/pêssego para não errar!
Iluminador, sim!
Ahhh, como eu amo esse produto! Fazem anos que não abro mão de um iluminador, mesmo em uma maquiagem mais leve. O segredo está na quantidade de produto aplicado. Para o dia a dia é importante manter um toque leve e não exagerar. Aplique o iluminador em pontos estratégicos do seu rosto, como na zona T, no arco do cupido e um pouco nas maças do rosto, ressaltando seu formato natural e dando charme ao visual.
Sombra marrom
Se você é daquelas que gostam de dar um destaque a mais no seus olhos, a sombra marrom é uma excelente alternativa. Mas estou falando de uma sombra marrom suave, certo? Nada de exageros! E não precisa ser exatamente uma sombra, pode ser o seu blush, um pó mais escuro de contorno, e etc. Além da pálpebra você pode utilizar os mesmos produtos para delinear tanto a parte superior, como a inferior rente aos cílios. Eu faço isso muito e adoro o efeito!