Vamos falar de fotografia?
Dessa vez, vou compartilhar meu conhecimento sobre os ângulos básicos usados na fotografia e como eles podem impactar de formas diferentes a sua foto
Dessa vez, vou compartilhar meu conhecimento sobre os ângulos básicos usados na fotografia e como eles podem impactar de formas diferentes a sua foto! Nesse contexto, ângulo neutro, plongée e contraplongée são poderosas ferramentas para explorar emoções e momentos, inclusive em selfies, ampliando a criatividade e a expressão nas imagens capturadas. Bora lá?
O ângulo neutro, ou altura dos olhos, é o ponto de partida para a maioria das fotografias. Essa perspectiva natural e equilibrada é ideal para retratos emocionais e momentos cotidianos, permitindo que o espectador se conecte com a imagem como se estivesse presente no momento capturado. Seja transmitindo alegria ou tristeza, o ângulo neutro garante autenticidade e empatia nas fotografias.
Por outro lado, o plongée – perspectiva de cima para baixo – oferece uma visão diferenciada do objeto fotografado. É uma escolha ideal para retratar crianças, animais e cenas que buscam realçar a vulnerabilidade ou a grandiosidade do assunto. Ao exaltar a importância do personagem, o plongée transmite uma sensação de admiração ou intimidação, dependendo da abordagem.
Já o contraplongée – perspectiva de baixo para cima – amplia a grandiosidade do cenário ao redor do personagem, proporcionando uma sensação de força e majestade. Ideal para retratar paisagens deslumbrantes, arquiteturas imponentes ou, até mesmo, ressaltar a força e a imponência da pessoa fotografada. O contraplongée adiciona elementos dramáticos e cativantes na fotografia e também é uma excelente escolha para realçar a altura e a autoridade em retratos, elevando o impacto visual das imagens.
Deu para entender a diferença? Tudo isso apenas com um simples movimento de câmera (para cima ou para baixo)! Você pode testar isso usando seu smartphone para fazer selfies ou tirar algumas fotos de alguém ou de um objeto. Teste os três ângulos e veja o resultado! Quer saber mais? Entra lá no meu perfil do Instagram @arthurdeboni.