Novembro Azul: prevenir é o melhor remédio

Por Larissa Verdi – Larissa@jornaloflorense.com.br | 16 de Novembro de 2017 às 08:14

Prefeituras de Flores da Cunha e Nova Pádua desenvolvem atividades da campanha para a saúde do homem

Organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, a campanha Novembro Azul tem foco na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Ela é realizada em diversas partes do mundo durante o penúltimo mês do ano, e estimula a população masculina a fazer os exames de acompanhamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens – no Brasil são mais de 60 mil novos casos estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) entre 2016 e 2017.

Em Flores da Cunha, as atividades ocorrem no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com palestras, distribuição de informativos, caminhadas e outras atividades (veja a programação abaixo). A realização é da Secretaria da Saúde.

Em Nova Pádua, a atividade é reforçada para orientar todos os homens com mais de 45 anos a consultar um urologista anualmente. Aqueles que têm histórico da doença na família, ou que tenham sobrepeso e são fumantes têm maior propensão a desenvolver a doença. A Secretaria da Saúde paduense possui um chamamento público com um médico urologista de Caxias do Sul para atender os encaminhamentos dos médicos da UBS para esta especialidade.

O movimento Novmebro Azul surgiu em 2003, na Austrália, e era chamado de Movember, inicialmente para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11). O movimento ganha destaque a cada ano, e no Brasil, são iluminados pontos turísticos além das ações informativas e mobilização da população, a exemplo do que ocorre no Outubro Rosa, alusivo ao câncer de mama.

Sintomas e prevenção

Na fase inicial do câncer de próstata são identificados sangue na urina, dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e aumento da frequência de idas ao banheiro. Constatados os sintomas, são feitos os exames de toque retal para avaliar o tamanho e a forma da próstata. Para confirmar suspeitas são feitas biópsias para analisar pedaços da glândula. A função da próstata é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. A doença pode se manifestar em três níveis de agressividade, muitas vezes não é necessária a intervenção cirúrgica.  

 

Programação

Em Flores da Cunha

18/11 – Sábado

14h – Caminhada pela Saúde do Homem, com saída em frente ao Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

22/11 – Quarta-feira

19h30min – Palestra com a enfermeira Sandra da Costa e o urologista Sandro Sozo e lançamento do projeto Saúde do Homem. Encerramento das atividades alusivas ao Novembro Azul.

UBS Dr. Antônio Matias Falavigna – Nova Roma

– Realização de ações educativas referentes ao Novembro Azul nas empresas e comércios da comunidade.

UBS Dr. Claudino Muraro – União

– Visitas com orientações sobre a promoção da saúde e prevenção do câncer de próstata, em instituições públicas e privadas.

UBS Antonia Susin Maccagnan – São Gotardo

– Visitas e palestras com o médico Roger Medeiros em empresas da localidade. No dia 13 (segunda-feira), palestra e dia da beleza para os homens.

UBS Dr. Hildebrando Pereira – Pérola

– No dia 21 (terça-feira), às 10h30min, ocorrerá palestra com o médico Patrick Bandeira, na prefeitura. No dia 24 (sexta-feira), dia de beleza, corte de cabelo e limpeza de pele a partir das 14h, na UBS.

UBS Otávio Rocha

– No dia 14 (terça-feira) ocorre o Dia D para Conscientização. A partir das 10h haverá panfletagem e dadas orientações.

Tweetar

Imagens:

0 comentários



Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário