Segurança

36º Batalhão da Brigada tem novo comando

Tenente-coronel Cristine Rasbold assume oficialmente hoje a responsabilidade pelo policiamento em Flores da Cunha, Nova Pádua, Farroupilha e outras três cidades

O 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM) de Farroupilha está sob novo comando. A tenente-coronel Cristine Rasbold, natural de Curitiba (PR) e radicada em Porto Alegre, é a nova responsável pelo policiamento em Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos, Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Ipê. Acompanhada do subcomandante, major Luís Fernando Becker, ela esteve em Flores para visitar o quartel da 2ª Companhia e os meios de comunicação.

No Jornal O Florense os oficiais ressaltaram que o objetivo da Brigada, em tempo de escassez de efetivo, é o de aproximar o trabalho com a comunidade e também integrar entidades em um processo onde “todos ganham”. “Buscamos uma relação mais próxima com os municípios e também com os órgãos presentes. O trabalho deve ser visto com um todo e conhecer a realidade de cada local é fundamental”, sustenta a tenente-coronel. Ela diz que Flores da Cunha terá uma atenção especial do Batalhão. Cristine assume oficialmente o comando na tarde de hoje, em solenidade na Câmara de Vereadores de Farroupilha.

Na Serra, assim como no Estado, ela terá como desafio a deficiência no efetivo. Sobre o tema, ela comenta que a vinda de mais policiais para o município ainda é incerta. Além de Flores, Cristine esteve em Antônio Prado. “Ela está trazendo uma pessoalidade importante para o comando e essa interação com o público interno também está sendo muito boa. Ela já deu um toque feminino ao quartel”, reconhece Becker, em momento de descontração.

Na metade do ano deve ocorrer a formatura de novos policiais militares – serão 1,3 mil no Estado. A vinda de oficiais ao Batalhão está indefinida. “Nosso trabalho depende também de toda uma cadeia, da integração de órgãos de segurança e, com isso, pode acontecer o aprimoramento de ações de policiamento nas cidades. Estaremos somando em conhecimento e experiência”, garante a comandante, que fez questão de conhecer a famosa história do galo e quem foi Frei Salvador.

Comando feminino

Natural de Curitiba e residente em Porto Alegre, a tenente-coronel Cristine Rasbold integrou a primeira turma de mulheres da Brigada Militar. Hoje são 31 anos dedicados à instituição, e a oficial, aos 53 anos de idade, é a primeira mulher a liderar um quartel na Serra Gaúcha.

Atuando na Capital, ela já chefiou o 1º BPM, foi chefe do Estado-Maior e já respondeu pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) nos períodos de férias do tenente-coronel Mário Yukio Ikeda, recentemente promovido a subcomandante-geral da corporação. “Vim de um batalhão com abrangência de mais de 1,7 milhão de pessoas e percebi que aqui o contato é mais dinâmico. Agora vamos trabalhar para unir a visão dos oficiais daqui com a minha, que é uma perspectiva de fora”, complementa Cristine.

Formada em Direito, em 2012 ela foi promovida a tenente-coronel, o segundo posto mais alto da Brigada. Hoje ela reside em Farroupilha (sede do 36º BPM) de segunda a sexta-feira e aos finais de semana pretende voltar a Porto Alegre onde moram o marido e o filho. Ela diz ficar surpresa com o número de brigadianas que atuam no 36º BPM – atualmente são 16 policiais. “Quando me formei como brigadiana, saíamos na rua e recebíamos muitos olhares discriminatórios. Muita coisa mudou desde aquela época”, lembra.

A comandante Cristine Rasbold visitou o Jornal O Florense na companhia do major Luís Fernando Becker, subcomandante do batalhão. - Antonio Coloda/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário