Política

Entrevista: “O segundo mandato será ainda melhor”

Reeleito, Lídio Scortegagna avalia seu trabalho à frente da Prefeitura de Flores da Cunha e projeta os próximos quatro anos

O resultado histórico nas urnas municipais – com quase 70% dos votos válidos – e que conduziram Lídio Scortegagna para mais quatro anos à frente da Prefeitura de Flores da Cunha dão a ele a confirmação da aprovação de seu trabalho e também um novo desafio: fazer um segundo mandato melhor que o primeiro.

Ao reassumir no dia 1º de janeiro a cadeira de prefeito, Lídio dá início a novos projetos sem perder o foco no trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. A continuidade dos projetos é tanta que se reflete na permanência dos seus secretários municipais – das nove pastas, sete seguem com os mesmos nomes. A justificativa é que “eles já conhecem os caminhos a serem percorridos e só tendem a melhorar no atendimento”. E mesmo com a instabilidade econômica rondando os cofres públicos, Lídio tem grandes planos a serem desenvolvidos nessa gestão, como a reformulação da Avenida 25 de Julho e a pavimentação da estrada que liga Flores da Cunha ao distrito de Mato Perso.

Orgulhoso da avaliação positiva da população e preocupado com as questões financeiras, o prefeito concedeu entrevista ao Jornal O Florense onde analisa seu primeiro mandato, fala sobre o momento econômico, os desafios nas secretarias e os primeiros passos da administração. Confira os principais trechos da conversa.

 

O Florense: Nos primeiros quatro anos de governo o senhor afirmou que o momento da administração pública era de trabalho, unidade e respeito. Qual é o momento agora, após a reeleição?

Lídio Scortegagna: É de consolidação de tudo o que viemos fazendo. Mantemos, ao longo dos quatro anos, a parceria com as entidades, os bons serviços, o respeito com a comunidade e construímos cada vez mais um relacionamento de confiança. Procuramos ter clareza sempre, até porque o país passa por um momento econômico de muita dificuldade e não é diferente na prefeitura de Flores da Cunha. Com a gestão que fizemos conseguimos honrar com todos os compromissos, mas estamos dentro de um contexto que já está nos afetando, principalmente na questão de obras, as quais tivemos de reduzir. Procuramos sempre, da melhor forma, a transparência e mostrando para a comunidade o que podemos e o que não podemos fazer, sem esconder nada.

 

O Florense: Como o senhor avalia a sua administração?

Lídio: Acredito que a avaliação foi feita nas urnas e a comunidade nos avaliou de forma positiva, graças a Deus. E que possamos dar continuidade a isso. A minha avaliação é que a nossa equipe trabalhou muito e de forma coesa, sempre buscando o melhor. Conseguimos avançar no setor da educação, que é um dos carros-chefes e investimos mais de 30% do orçamento nas escolas de turno integral, no transporte para os universitários; e ampliamos o atendimento na unidade central de saúde e levamos atendimento em saúde para outros pontos do município. Mantivemos um equilíbrio com as obras e sem esquecer as obrigações legais, como a manutenção do quadro de servidores. Nesse sentido, fizemos a reposição salarial, a renovação do estatuto do servidor, que é um avanço para as gerações futuras porque vai possibilitar a melhoria dos salários do servidor e em longo prazo estagnar esse crescimento do próprio salário, que hoje é baixo para quem começa. Por isso o poder público municipal tem uma deficiência grande na contratação de profissionais.

 

O Florense: Em sua opinião, faltou concluir ou encaminhar algo?

Lídio: Faltou. Temos ainda algumas metas, em especial na educação na qual o nosso objetivo é procurar atender 100% das crianças de zero a três anos. Agora, com as inscrições feitas, conseguimos atender a todas, mas evidentemente que a gente fica com uma margem baixa para quem solicita após o período de inscrição. Falta avançarmos nisso. Na área da saúde temos uma dificuldade muito grande, principalmente na questão das especialidades que não dependem do município de Flores da Cunha e que precisam ser feitas com outros municípios, para que estes nos atendam. E também faltaram algumas obras que consideramos fundamentais e que vamos desenvolver. Na questão da máquina pública vamos cuidar da reformulação e manutenção de prédios da prefeitura, como da subprefeitura de Otávio Rocha e uma reestruturação geral no formato de atendimento. Todas as empresas estão abrindo seus prédios, retirando paredes e estamos pensando nisso para nos aproximarmos mais do cidadão. Tem outras questões, mas com o tempo vamos solucionando. Evoluímos também no atendimento ao agricultor, nas pavimentações do interior, nas melhorias da internet.

 

O Florense: O que mais te orgulha nesses quatro anos como prefeito?

Lídio: O que mais me orgulha é o respeito que consegui ter de toda a comunidade. Essa forma franca e sincera de administrar, com todos os problemas enfrentados de cara limpa e transparente. Essa unidade que consegui manter e que quero continuar mantendo nos próximos anos. No início disseram que esse grupo não daria certo, mas provamos que deu sim. E um desafio bastante grande é agregar mais pessoas e que saibam dividir o momento da política partidária, o momento de disputa para voto e o momento para construir. Estamos agora no momento de agregar forças, independente de política, credo ou cor, para ir adiante. Os desafios estão aí.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

 

Um dos projetos do prefeito Lídio Scortegagna é a duplicação mais do que necessária da Avenida 25 de Julho. - Fabiano Provin/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário