Política

Eleições 2016: vereador mais votado é uma aposta dos distritos

Enólogo, 51 anos, casado com Zaira Rancan Barp há 19 anos e pai de Arthur e Igor, morador do distrito de Otávio Rocha. Este é Ademir Barp (PMDB), que no pleito municipal deste ano foi o vereador eleito com mais votos – 1.025 pessoas apostaram no novato para ocupar uma das nove cadeiras da Casa Legislativa do município. Esta foi a primeira disputa eleitoral de Barp, que é reconhecido pelo trabalho comunitário junto a entidades e comunidades de Otávio Rocha e arredores. Nas urnas, a maioria dos sufrágios que o elegeu veio exatamente dos distritos.

Uma grata surpresa. Assim Barp recebeu a notícia de que havia sido o vereador mais votado do município. Filiado ao PMDB desde 2012, o convite do partido em concorrer havia sido feito antes. Durante as últimas três semanas, Barp tirou férias dos laboratórios da Cooperativa Nova Aliança, onde atua como enólogo, para dedicar-se 100% à campanha. O resultado foi gratificante. “Fiz um trabalho intenso na minha base, no local onde nasci e onde moro hoje, com vizinhos e pessoas da qual tenho um bom relacionamento. Foi uma surpresa muito agradável ver que os eleitores confiaram nas minhas ideias e votaram em mim”, valoriza Barp, que nasceu na comunidade do Travessão Carvalho.

Para o futuro vereador, os números impressos pelas urnas é resultado de uma comunidade unida. Barp faz parte da Associação dos Amigos e Desenvolvimento de Otávio Rocha (foi presidente de 2007 a 2009) e também presidiu a 13ª edição da Festa Colonial da Uva (Fecouva – que ocorreu em 2013). “Fui eleito pela união da comunidade e também graças ao reconhecimento que tenho em minha profissão de enólogo. Apresentei-me, levei minhas propostas e minha mensagem e agradeço a população que apostou em mim. Fica a certeza de que vou trabalhar muito pelo município”, garante. Nas urnas, o diferencial do candidato foi nas três seções da Escola Francisco Zilli, em Otávio Rocha; no Travessão Carvalho; em Mato Perso; na Linha 60 e na Linha 80.

No último pleito, em 2012, nenhum candidato a vereador alcançou a marca de mil votos. O progressista Alexandre Scortegagna conquistou 1.300 votos em 2008.

Por ter uma rotina profissional sempre envolvida com o cooperativismo, fortalecer este modelo econômico é uma das propostas de Barp, além de defender a agricultura familiar e a agroindústria. Saúde e educação também estão entre suas bandeiras, com o incentivo para criação de uma escola técnica de formação profissional, não apenas para o setor agrícola, mas para diversas áreas presentes no município. Barp pretende ainda pleitear melhorias nas vias públicas dos distritos de Otávio Rocha e Mato Perso. “Ouvir as necessidades da comunidade é estar próximo para ouvi-la e saber quais são suas particularidades e demandas. Assim pretendo trabalhar nestes próximos quatro anos”, destaca o vereador mais votado nas urnas florenses.

 

Quem são os vereadores eleitos em Flores da Cunha

 

João Paulo Carpeggiani (PMDB) – 1.008 votos

Presidente jovem do PMDB de Flores da Cunha, João Paulo Carpeggiani tem 29 anos e é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi membro dos grêmios estudantis das escolas São José e São Rafael, do Interact Clube e atualmente integra a Associação Florense de Engenharia e Arquitetura (Afearq). É filho de Susana e Paulinho Carpeggiani. Nunca concorreu a um cargo público.

 

César Ulian (PP) – 749 votos

Formado em Administração de Empresas pela UCS, César Ulian tem 33 anos, é casado com Lisiane e pai do João Paulo. Na vida profissional teve base familiar com os pais Jaime e Doraci e as irmãs Jussara e Giovana na agricultura (com uvas e maçãs), e hoje administra a indústria de esquadrias ao lado do pai. Nunca concorreu a um cargo público.

 

Fera (PMDB) – 714 votos

Moacir Ascari, 51 anos, o Fera, é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial. É casado com Juceline e tem dois filhos. Comerciante, Fera foi o único vereador reeleito neste pleito. Essa será a quarta legislatura – iniciou sua caminhada na Câmara de Vereadores florense em 2005 (2005-2008, 2009-2012 e 2013-2016). É filho de Alcides e Lourdes e sócio-proprietário de um posto de combustíveis.

 

Clodo Rigo (PP) – 701 votos

Clodomir José Rigo, 49 anos, é natural de Vacaria e há mais de 40 anos reside em São Gotardo. É casado com Marisa e pai de Lara. Atua como representante autônomo. Foi vice-presidente do PP florense e atualmente é o primeiro suplente de vereador da sigla (conquistou 535 votos na eleição passada). É envolvido com a comunidade onde mora, como no Clube Cruzeiro e na Escola Professor Pedro Cecconello.

 

Everton Scarmin (PMDB) – 560 votos

Atuou na administração do prefeito Lídio Scortegagna como secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, se desligando do cargo para concorrer ao Legislativo. Antes disso exercia a atividade de representante comercial, vendendo vinhos para a região central do país. Tem 37 anos e é casado com Mônica e pai de Benjamin. Filho de Lorita e Valter Scarmin. Nunca concorreu a um cargo público.

 

Samuel (PTB) – 528 votos

Samuel de Barros Dias tem 39 anos, é natural de Bento Gonçalves e há 38 anos reside em Flores da Cunha. É pastor evangélico, representante comercial, já foi conselheiro tutelar e secretário de Desenvolvimento Social na administração do ex-prefeito Ernani Heberle. Atualmente, era diretor de Assistência Social da pasta. Esta é a terceira eleição disputada por Dias (em 2008 e 2012 ficou como suplente). É casado e pai de três filhos.

 

Pedro Sperluk (PSB) – 505 votos

Natural de Santo Cristo, no Norte gaúcho, há 18 anos Pedro reside no bairro União, em Flores da Cunha. Tem 52 anos, é casado com Judite e pai de dois filhos. É motorista autônomo e nunca concorreu a um cargo público.

 

Claudete Gaio Conte (PDT) – 363 votos

Professora com licenciatura em Estudos Sociais e História, Claudete é pós-graduada em Ciências Sociais e em Administração e Supervisão Escolar. Atuou como diretora da Escola Estadual Antônio de Souza Neto, no distrito de Mato Perso, onde mora com o esposo Roberto Carlos e os filhos Bianca, Caio e Cássio. Foi vereadora por duas legislaturas (2005-2008 e 2009-2012) e secretária de Educação, Cultura e Desporto de 2009 a 2011.

 

Mesmo com a votação expressiva, na segunda-feira pós-eleição o enólogo Ademir Barp retornou ao trabalho no laboratório da Cooperativa Nova Aliança. - Camila Baggio/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Que possam exercer o mandato com desevoltura e visão de futuro, para que este nosso pujante município siga podendo atender as necessidades de todos os seus habitantes.

Deixe o Seu Comentário